Quando o Chiado é preocupante?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

O chiado no peito é um dos sintomas da asma, porém também pode ser uma gripe mal curada ou alguma inflamação nas vias respiratórias. Se esse sintoma persistir, aconselhamos que procure um médico para que tenha um diagnóstico adequado.

Os casos agudos da doença são mais comuns e são causadas por uma infecção viral, como um resfriado, ou bacteriana. As crises podem durar de uma a duas semanas.

Ainda, o chiado no peito se caracteriza por um som semelhante a um assobio contínuo que é facilmente percebido durante a ausculta. Esse barulho é provocado pelas contrações da musculatura dos brônquios, chamado de broncoespasmos.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

O que fazer: o tratamento das infecções respiratórias é feito com antibióticos, caso se trate de uma infecção causada por bactérias, sendo necessário, em alguns casos, administrar corticoides e broncodilatadores, para reduzir a inflamação e facilitar a respiração.

Para quem tem asma ou DPOC, pode ser recomendado o uso de aerossóis e corticosteroides para diminuir a inflamação e a obstrução dos brônquios. Em alguns casos, pode ser útil realizar um programa de exercícios de reeducação respiratória, que consiste em exercícios simples, com muitas vantagens para o paciente.

O que é Estridor? Estridor é um ruído que acontece quando o paciente inala ar ou mesmo respira fundo. É um som bastante peculiar, um pouco agudo e com um leve chiado. O estridor acontece mais com bebês e crianças, mas também pode acontecer com pacientes adultos.

É uma infecção temporária dos brônquios, que geralmente dura até 15 dias. Este tipo de bronquite pode ser causado pelo agravamento de uma gripe ou um resfriado que não foi tratado de forma correta.

Os sintomas iniciais são bem parecidos com os do resfriado: tosse, obstrução nasal, coriza e às vezes chiado no peito. “Os sinais e sintomas da bronquiolite se assemelham a uma crise de asma ou bronquite e duram aproximadamente de 3 a 15 dias.

A bronquite aguda é uma doença autolimitada, que dura no máximo 10, 15 dias. Não existe tratamento específico para combater os episódios provocados por vírus.

Aerolin® spray é indicado para o controle e prevenção da asma brônquica, bem como para o tratamento de outras condições nas quais possa ocorrer obstrução reversível das vias aéreas, tais como bronquite crônica e enfisema.

Em algumas situações, o catarro expelido pode apresentar uma coloração próxima do rosa. Esse é um sinal de que pode ter acúmulo de líquido nos pulmões.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Falta de ar ou dificuldade respiratória; Confusão mental; Fraqueza; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Os sintomas de pneumonia geralmente surgem mais brandos, como os de um resfriado comum, mas perduram e evoluem com o tempo. Isso pode acontecer quando o sistema imunológico está enfraquecido e normalmente é consequência de uma infecção por vírus, fungos ou bactérias.

Então, fique de olho nos sinais de alerta e consulte um médico se a tosse: vier acompanhada por febre persistente, que dure três dias ou mais. apresentar associação com perda de peso ou muco com sangue. piorar depois que o tratamento de uma doença tiver terminado.

O que muitas pessoas não sabem é que existem diversos tipos de pneumonia, que variam de acordo com o agente causador.
...
Quais são os tipos de pneumonia?

  1. Pneumonia viral. ...
  2. Pneumonia bacteriana. ...
  3. Pneumonia química. ...
  4. Pneumonia fúngica.

Asma ou bronquite: quais são as diferenças? As diferenças entre asma e bronquite aguda é que na asma ocorre um quadro constante, alternando entre períodos de melhora e de crises. Na bronquite aguda, trata-se de um quadro isolado, cujo principal sintoma é a tosse seca (sem catarro).

De modo geral, os sinais e sintomas de bronquite asmática são os seguintes:

  1. tosse por períodos prolongados, que pode ser seca ou com catarro;
  2. chiado no peito;
  3. falta de ar ou dificuldade respiratória;
  4. respiração curta e acelerada;
  5. sensação de peso ou opressão no peito.