Como é o corrimento após a fecundação?

Perguntado por: obarbosa9 . Última atualização: 6 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Chamamos de nidação o processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Esse processo pode causar um pequeno sangramento, o corrimento marrom, que é um indicador de gravidez e possui determinadas diferenças com a menstruação e o escape.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Normalmente, nosso catarro é transparente, e nas infecções virais ele pode permanecer assim por bastante tempo. Quando o catarro é verde ou amarelo, provavelmente a infecção é bacteriana. O catarro vermelho pode significar alguma coisa grave, como tuberculose ou câncer de pulmão.

Se você não conseguir esperar até a data prevista da menstruação, realize o teste pelo menos uma a duas semanas após fazer sexo. Esse tempo de espera é importante porque seu corpo precisa desenvolver um nível de hormônio hCG suficiente para ser detectado pelo teste de gravidez.

Quantos dias após a nidação o exame dá positivo? Após a nidação, o hormônio HCG começa a ser produzido e pode ser dosado no sangue da paciente em torno do 14º dia após a ovulação.

Normalmente o corrimento branco na gravidez é considerado saudável. O corrimento branco com a consistência pastosa, semelhante a uma pomadinha, é um sinal de que tudo está bem… Porém, esse muco não deve apresentar cheiro e deve ser em quantidade moderada sem maiores sintomas.

Próximo ao período ovulatório o aspecto do muco cervical é semelhante a uma clara de ovo, essa é a fase mais fértil do período menstrual. Caso você queira engravidar essa é o momento do seu ciclo menstrual mais fértil. Depois da ovulação o muco cervical volta a ser espesso e seco.

O ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação da mulher. Após o período de expulsão do endométrio, ou seja, a menstruação, a mulher começa a produzir um muco pastoso impulsionado pela progesterona. É um muco branco, parecido com creme hidratante.

“As pesquisas estimam que caso haja relação sexual desprotegida no período fértil, a mulher tem chance de 20% a 25% de engravidar. Ou seja, não é porque você transou no dia da ovulação que vai engravidar, mas existe esse risco”, explica o médico.

Nos primeiros 7 a 10 dias após a relação, podem começar a aparecer alterações no corrimento vaginal, que fica mais rosado. Algumas mulheres também podem sentir cólicas abdominais. Logo na primeira semana, podem surgir as náuseas e os vômitos.

Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.

Positivo Antes do Atraso Menstrual
Algumas mulheres têm a vantagem de ovular antes em um ciclo específico e então, tudo acontece mais cedo, inclusive a nidação para produção hormonal. Dessa forma, fica bem mais fácil detectar a gravidez antes do atraso.

“Se o sangramento nesse período mais tardio for amarronzado, pode ser o sangue da nidação que ficou mais tempo na vagina oxidando e desceu só depois. Se for rosado, a paciente pode ter tido uma ovulação tardia”, conta. Além disso, a gravidez pode desencadear outros tipos de sangramento nessa fase inicial.

Mudanças no corpo
As mamas ficam maiores e mais sensíveis e as chances de escurecimento dos mamilos são bem altas. Isso ocorre devido ao aumento da irrigação de sangue na região dos seios. Também é comum sentir secura e inchaço nos olhos, com alguma sensibilidade à luz.

Nestas primeiras semanas raramente a mulher percebe os sintomas de gravidez, no entanto, pode acontecer um pequeno sangramento, como consequência da nidação e, em algumas grávidas podem começar a surgir os primeiros sinais, como mais inchaço e maior sensibilidade, além de poder sentir-se mais emotiva.

Sinal de Gravidez: Alguns sintomas de gravidez são caracterizados pelo atraso menstrual, corrimento branco pastoso e dor no pé da barriga e costas. Durante a gestação: É natural ocorrer um aumento desse tipo de corrimento durante a gravidez, porém é necessário estar atento ao cheiro, coceira ou ardência após urinar.

Corrimento amarelo pode, sim, ser um indicativo de gravidez, embora geralmente seja um sinal de infecção, pois o corrimento característico da gravidez é de cor clara, sem cheiro, decorrente de alterações hormonais e aumento de fluxo sanguíneo local, habitual nesta fase. Não é prejudicial nem à gestante, nem ao bebê.

O mais comum é que o tampão mucoso seja liberado entre as 37 e as 42 semanas de gravidez e, em casos mais raros, isso pode acontecer apenas durante o trabalho de parto ou quando o bebê já esta nascendo.

O aparecimento de corrimento antes da menstruação é uma situação relativamente comum, desde que esse corrimento seja esbranquiçado, sem cheiro e com uma consistência ligeiramente elástica e escorregadia.

Após a ovulação, ocorre um aumento nos níveis de estradiol, que, por sua vez, estimula a produção de um muco cervical mais fluido. Porém, caso não haja fecundação ao longo dos próximos dias, a queda dos níveis de progesterona e estradiol fazem com que o muco volte a ser mais espesso e secretado em menor volume.