Quais as 3 etapas da fecundação?

Perguntado por: eespinosa . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Fases da Fecundação

  • 3.1. Passagem de um espermatozoide através da corona radiata.
  • 3.2. Penetração da zona pelúcida.
  • 3.3. Fusão das membranas plasmáticas do oócito e do espermatozoide.
  • 3.4. Término da segunda divisão meiótica do oócito e formação do pronúcleo feminino.
  • 3.5. Formação do pronúcleo masculino.

O que é fecundação?

  • Fecundação externa: A fecundação externa ocorre fora do corpo, no ambiente. ...
  • Fecundação cruzada: Na fecundação cruzada, os gametas fecundados são originados de indivíduos diferentes. ...
  • Autofecundação: Na autofecundação, os gametas que se fundem são produzidos pelo mesmo indivíduo.

Fecundação é o nome dado ao evento no qual ocorre a união entre o gameta masculino e o feminino: espermatozoide e ovócito secundário, respectivamente. Ele ocorre geralmente na tuba uterina, e em até trinta e seis horas após a ovulação.

De forma geral, existem três fases que compreendem esse processo: segmentação, gastrulação e organogênese.

A fecundação humana, que ocorre normalmente na tuba uterina, acontece quando o espermatozoide (gameta masculino) funde-se ao ovócito secundário (gameta feminino). A fecundação é a união do espermatozoide, gameta masculino, e do ovócito secundário, gameta feminino.

Fecundação ou Fertilização é uma das etapas da reprodução sexuada, na qual as células sexuais ou gametas se unem originando o zigoto ou célula-ovo. O zigoto passa por muitas divisões celulares originando um embrião, que se desenvolverá formando um novo ser.

Após fecundação do óvulo, há formação do zigoto, que irá se desenvolver e formar o embrião e, posteriormente, o feto. A fecundação ocorre nas trompas de Falópio, também chamadas de tubas uterinas, e o ovo ou zigoto começa a dividir enquanto se movimenta até chegar ao útero.

Uma vez que os espermatozoides podem sobreviver entre 3 a 7 dias após a ejaculação, teoricamente, o óvulo pode ser fecundado até 7 dias após a relação sexual, caso esta ocorra no dia da ovulação (libertação do óvulo maduro).

Primeiros sinais de fecundação

  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

1ª semana. É o momento no qual ocorre a clivagem, um processo em que há repetidas divisões do zigoto, resultado de um rápido aumento do número de células. O zigoto é divido em duas células conhecidas como blastômeros, que então se dividem em quatro blastômeros, oito blastômeros e assim por diante.

Os gametas passam pela cérvice ou colo do útero e ascendem para o trato superior, em direção às tubas uterinas. Na porção tubária mais dilatada, chamada de ampola, é onde ocorre a fecundação.

Zigoto, ou célula-ovo, é a célula formada após a união do espermatozoide (gameta masculino) com o ovócito (gameta feminino).

Os sintomas de fecundação nem sempre estão presentes e podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:

  • Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  • Cansaço e sonolência;
  • Dor de cabeça leve e persistente;
  • Seios inchados e doloridos.

A fecundação é um processo que ocorre normalmente nas tubas uterinas no primeiro dia após a ovulação. No dia da ovulação, a mulher libera de seu ovário um ovócito secundário, que é chamado popularmente de óvulo. Esse ovócito inicia uma migração em direção ao útero que demora cerca de oito dias para ser completada.