Como é o nome do triângulo que possui um ângulo de 90 graus?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

triângulo retângulo

É um triângulo que possui um ângulo reto, isto é, um dos seus ângulos mede noventa graus, daí o nome triângulo retângulo.

Um triângulo é chamado de equilátero se todos os lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de isósceles se dois lados possuem a mesma medida. Um triângulo é chamado de escaleno se todos os lados possuem medidas diferentes. Um triângulo é chamado de acutângulo se todos os ângulos são agudos.

O triângulo escaleno é um polígono que não possui lados iguais, ou seja, todos os seus três lados têm medidas diferentes. Desta forma, esse tipo de figura geométrica não irá possuir eixo de simetria.

Para encontrar a área de um triângulo retângulo, basta dividir por 2 o resultado da multiplicação da base (b) pela altura (h).

Retângulos

Retângulos são figuras geométricas que possuem quatro lados e cujos ângulos internos medem 90 graus.

Com relação aos lados, os triângulos podem ser:

  • Equilátero. Triângulos equiláteros são aqueles que possuem os três lados iguais (mesmo comprimento) e, consequentemente, três ângulos internos iguais de 60°. ...
  • Escaleno. ...
  • Isósceles. ...
  • Retângulo. ...
  • Acutângulo. ...
  • Obtusângulo.

Como a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é igual a 180 graus, então os outros dois ângulos medem 90 graus. Nota: Se a soma de dois ângulos mede 90 graus, estes ângulos são denominados complementares, assim, podemos dizer que o triângulo retângulo possui dois ângulos complementares.

Um triângulo é classificado como escaleno quando todos os seus lados possuem medidas diferentes. Ao comparar os lados do triângulo, ele pode ser isósceles, quando possui dois lados congruentes, equilátero, quando possui todos os lados congruentes, e escaleno, quando possui todos os lados com medidas diferentes.

1 – Triângulo escaleno: triângulo que possui todos os lados com medidas diferentes. 2 – Triângulos isósceles: triângulo que possui dois lados com medidas iguais. 3 – Triângulo equilátero: triângulo que possui todos os lados com medidas iguais. 4 – Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos internos menores que 90°.

Triângulo isósceles é um polígono que apresenta três lados, sendo dois deles congruentes (mesma medida). O lado com medida diferente é chamado base do triângulo isósceles. O ângulo formado pelos dois lados congruentes é chamado ângulo do vértice. são os ângulos da base e possuem a mesma medida.

Os ângulos são iguais por que os lados são iguais. O valor deles é 60 graus por que a soma dos ângulos internos de um triângulo é 180 graus.

1ª propriedade: os ângulos internos de um triângulo equilátero possuem sempre 60º. Sabemos que a soma dos ângulos internos de um triângulo qualquer é 180º, como em um triângulo equilátero todos os ângulos são congruentes, então 180 : 3 = 60°.

A base pode ser qualquer lado do triângulo – no triângulo isósceles a base é sempre o lado menor -, a soma dos ângulos internos do triângulo sempre dará o resultado de 180° e a soma do lado externo dará 360°.

Ângulos complementares são aqueles cuja soma resulta em 90°. Já os ângulos suplementares são aqueles cuja soma é igual a 180°. Existem alguns ângulos, chamados de ângulos notáveis, que ocorrem com bastante frequência nos cálculos. O ângulo reto (90°) e ângulo raso (180°) são dois exemplos deles.