Como é o relacionamento amoroso com uma pessoa egocêntrica?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.

Falar sobre o que você sente é importante, de forma clara e direta. Nem sempre a pessoa egocêntrica é confrontada pelo peso de suas ações. É preciso estar preparado para que a primeira reação seja de rechaço e de negação, evitando perder o controle da situação diante de respostas explosivas e autoritárias.

Como lidar com uma pessoa egocêntrica

  1. Críticas construtivas. Lembre-se que uma pessoa egocêntrica é muito sensível às críticas, portanto, é recomendável dizer as coisas com sinceridade, mas com tato. ...
  2. Não se deixe manipular. ...
  3. Se dê ao respeito. ...
  4. Não se deixe intimidar.

Na relação de ego, a pessoa entende que o par deve amá-la da forma exata que ela necessita. Na relação de coração, a pessoa aprende a honrar as maneiras únicas que o par tem de demonstrar esse amor. 2. Quando se sente magoada, a pessoa em um relacionamento baseado no ego pune e julga o parceiro ou parceira.

Egocentrismo tardio - um sintoma das redes sociais
No limite mais extremo, é a pessoa que só pensa ou age de acordo com sua vontade, sem se importar com a maneira como seu comportamento irá afetar outras pessoas. Vale saber que isso é bem normal.

Além disso, conviver com uma pessoa egocêntrica pode causar sentimentos negativos em você também, por exemplo: Baixa valorização de si mesmo. Dúvida sobre as próprias opiniões ou julgamentos. Se sentir triste pelo outro ser assim, ou com você mesmo após a conversa.

O contrário de egocêntrico é: Principais antônimos de egocêntrico: 1. humilde, abnegado, altruísta, filantropo, altruístico.

Uma pessoa egocêntrica não consegue demonstrar empatia, ou seja, não consegue colocar no lugar do outro, porque está constantemente ocupado com os seu "eu" e com os seus próprios interesses. Um indivíduo egocêntrico é também egoísta, porque pensa só em si ou pelo menos pensa em si mesmo em primeiro lugar.

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

O egocentrismo infantil é a fase que toda criança de 0 a 6 anos passa, e papais e mamães leitores, acalmem-se, é natural. Nessa fase, a criança ainda não aprendeu a se colocar no lugar do outro, e até então só enxerga o mundo de um único ponto de vista: o dela.

Quando um indivíduo pensa apenas em si mesmo, ignora o fato de que relações precisam de compartilhamento para se manterem sólidas. Dessa maneira, costumam procurar seus amigos apenas quando precisam de alguma ajuda e raramente perguntam se está tudo bem com os outros.

5 características que definem a personalidade egocêntrica

  1. Falta de empatia. ...
  2. Metas inalcançáveis. ...
  3. Falta de autoestima. ...
  4. Exibicionismo. ...
  5. Manipulação ou chantagem emocional.

Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros. Maquiavelismo: atitude manipuladora e insensível e a crença de que os fins justificam os meios. Desconexão moral: estilo de processamento cognitivo que permite que as pessoas se comportem sem ética e sem sentir angústia.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

O ego masculino é impulsionado pelo reconhecimento, atenção e ação. Os homens são considerados seres mais ativos, que fazem coisas importantes (como líderes políticos, soldados, cientistas, etc.) e que merecem a atenção dos outros.

O ego, como afirmam os psicólogos, faz parte da natureza do ser humano. Ele alimenta os nossos pensamentos e emoções, com base nos impulsos dos sentidos que moldam as nossas posições e convicções próprias. Irredutível, o ego é basicamente a nossa personalidade.