Como se livrar de um trauma amoroso?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

A seguir, veja três passos para se libertar, se perdoar e, portanto, seguir em frente para construir novas histórias:

  1. Identifique o que está sentindo. O primeiro ponto para superar um trauma após o término do relacionamento é focar inteiramente em você. ...
  2. Recupere a sua energia. ...
  3. Cuide de si e perdoe-se.

O melhor tratamento para traumas é a psicoterapia conduzida por um profissional especializado. Durante as sessões, é possível levar o paciente a elaborar melhor a situação, de modo que, gradualmente, ele modifique os seus padrões mentais negativos e ou que a repercussão emocional desse seja menos desorganizodora.

Assim, os sinais de que você tem traumas de relacionamento podem ser:

  1. Flashbacks. Os flashbacks são aqueles pensamentos vívidos e intrusivos que surgem na sua mente, mesmo que você não queira pensar neles. ...
  2. Medo ou angústia. ...
  3. Culpa e vergonha. ...
  4. Pesadelos. ...
  5. Dificuldades para confiar nos outros.

Confira a seguir, um passo a passo que pode te ajudar a acabar de vez com esse relacionamento:

  1. Coloque um ponto final definitivo. Prepare-se e encerre esse relacionamento de uma vez por todas. ...
  2. Mantenha distância. ...
  3. Não dê abertura para recaídas. ...
  4. Peça ajuda aos amigos. ...
  5. Procure ajuda psicológica especializada.

Atitudes para sair de um relacionamento que te faz mal

  1. 1 – Escreva uma lista com os motivos do término. ...
  2. 2 – Ouça os seus entes queridos. ...
  3. 3 – Chame a outra pessoa e conte a sua decisão. ...
  4. 4 – Tenha a consciência de que essa é a melhor escolha. ...
  5. 5 – Siga em frente e se coloque como prioridade.

Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma. Qual é a missão do Mestre? Reconstruir e curar os corações feridos.

Eles podem até durar vários dias ou mesmo semanas, mas eles gradualmente cessam. Se a pessoa possui transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), os sintomas não diminuem e a pessoa não sente melhora. Na verdade, ela pode piorar a cada dia. Uma reação normal ao trauma se torna TEPT quando a pessoa fica presa.

No estado de choque, a pessoa costuma apresentar sinais de entorpecimento emocional, isto é, ela tem dificuldade de sentir, de se concentrar, de responder à memória, tal como se ela não reagisse. Numa situação de estarem sós, enquanto os serviços de emergência não chegam, aproxime-se da pessoa devagar.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Pessoas traumatizadas frequentemente se sentem desamparadas, oprimidas e paranoicas. Elas têm consciência que são poucos os que conseguem compreender o que passaram, tornando a experiência do trauma muito solitária.

Também é importante garantir que a pessoa que sofreu o trauma te aborde e fale sobre isso em seus próprios termos. Tente não pedir detalhes, mesmo se você acha que eles podem te ajudar a entender. Quem sofreu um ataque pode achar difícil confiar em outras pessoas.

Um relacionamento tóxico envolve a tentativa de uma pessoa manipular, controlar e isolar a outra. É uma relação em que não existe vínculo de respeito, mas em que uma pessoa manda e a outra é subjugada. Em um relacionamento abusivo existe uma frequência de comportamentos, tornando-se um ciclo de abusos.

Dicas para lidar com relacionamento que sufoca
Evite dar explicações quando ele fizer perguntas “estúpidas” sobre onde você foi, com quem estava e etc , se perceber que ele só quer te sufocar e brigar átoa. Para o ciumento tudo é motivo para mais uma briga sem sentido. – Não ceda às exigências.

Aceitar e aprender a deixar a ir. Não saber terminar um relacionamento pode implicar um forte apego pela outra pessoa. Também pode ser um sinal de não sabermos estar com nós mesmos, fruto de um profundo medo de estar sozinho. Mas então, como enfrentar o momento em que o outro diz que não quer mais continuar conosco?

O profissional afirma que o que cria o sofrimento em um relacionamento é o desejo de posse, a necessidade de ter a pessoa para si e a ideia de que só pode existir amor se o desejo for correspondido. Nesse caso, não seria amor, pois o amor não depende da reciprocidade.

Os traumas podem ser curados através da palavra poderosa de Deus, a Bíblia. As experiências que você teve durante sua vida podem ter gerado traumas, ou seja, machucados na sua alma. Isso faz com que muitas vezes você fique incapaz de receber o amor de Deus e das pessoas.

A falta de saúde emocional pode exceder os limites conjugais, com a IIE, o indivíduo fica limitado ás descargas emocionais e a instabilidade, isso impede a intimidade com o Senhor, sua e de seu cônjuge, limitando ou destruindo seu Chamado (Mateus 22:14).

A intervenção psicoterapêutica através de EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) é das técnicas mais rápidas e eficazes para desbloquear o sistema nervoso, de forma a permitir que o cérebro processe as experiências traumáticas e as armazene de um modo mais adaptativo.

Embora, em alguns casos, seja comum reprimir nossos sentimentos de forma consciente, é mais comum fazer isso sem nem perceber. Alguns sinais de que você não está expressando totalmente suas emoções incluem: Parece que as outras pessoas não entendem ou não se conectam com você.