Como e produzido um material sintético?

Perguntado por: etaveira9 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Um Material Sintético é totalmente produzido pelo homem de forma artificial e não extraído diretamente da natureza. O nylon, o vidro das garrafas, os plásticos e muitos outros materiais são feitos pelo homem a partir de outros materiais.

No campo da química são conhecidos como elementos sintéticos aqueles que são produzidos artificialmente, ou seja, pela mão do homem. São geralmente instáveis, ou seja, eles se transformam em outros elementos de modo espontâneo a partir de um certo tempo, até mesmo poucos segundos ou ainda menos depois de obtidos.

Os resíduos sintéticos também carregam contaminantes vindos de fábricas, lixões e esgotos. ;Quando esses poluentes, carregados principalmente pelos microplásticos, chegam ao mar, eles são ingeridos por peixes, plânctons e corais.

Os materiais de origem sintética (poliéster, acrílico, elastano, poliamida, nylon, lycra, viscose e acetato) são criados em laboratório, a partir produtos quimicamente manipulados.

Os tecidos sintéticos (menos a viscose) tem como origem o petróleo, que fornece os insumos básicos para a síntese das resinas plásticas que são transformadas em fios e depois em tecidos.

Leo Hendrik Baekeland, considerado o pai da indústria do plástico, criou a baquelite, primeira resina totalmente sintética criada a partir de uma mistura de fenol e formaldeído.

Elementos sintéticos: São os elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente, é a chamada síntese em laboratório.

As drogas sintéticas são as substâncias ou misturas de várias substâncias químicas, com efeito, exclusivamente psicoativo. Elas são processadas e produzidas em laboratórios. Os principais componentes ativos dessas drogas não são encontrados na natureza, e sim, totalmente fabricadas em laboratórios.

Os polímeros ou plásticos mais comuns são obtidos a partir de monômeros extraídos diretamente do petróleo, como o etileno, propileno e butadieno, originando assim os materiais tecnicamente conhecidos como polietileno, polipropileno e polibutadieno respectivamente.

As principais vantagens do material sintético
Isto permite atender a uma diversa gama de segmentos da indústria brasileira. Além disso, em função da forma como é produzido, o material sintético possui um acabamento uniforme, uma vantagem que está diretamente relacionada com o próximo tópico.

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).

Acrílico, polietileno, nylon, poliestireno são exemplos de materiais sintéticos usados de forma variada e utilizados em quase todas as áreas da vida humana.

O longo tempo de decomposição é um dos principais problemas dos resíduos plásticos. A maioria desses materiais demora mais de 100 anos para se decompor — dependendo do produto analisado, pode chegar a 400 anos.

Enquanto os materiais naturais são aqueles obtidos diretamente da natureza, os materiais sintéticos são aqueles totalmente produzidos pelo homem de forma artificial por meio de processos químicos e físicos. A exemplo dos fios de nylon, recipientes de plástico e garrafas de vidro.

Tipos de tecidos sintéticos
Entre os principais tipos de tecidos artificiais, estão: poliamida, poliéster, nylon, lycra, viscose, elastano, acetato, acrílico, legging e PVC.

EXEMPLOS DE MATERIAIS SINTÉTICOS

  • Fio de nylon.
  • Plásticos.
  • Garrafas de vidro.