Como o som é produzido?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

O som é produzido por vibrações transmitidas para o ar. Essas vibrações geram regiões de compressão e rarefação dos gases atmosféricos que se intercalam periodicamente, de acordo com a frequência da fonte que produz as vibrações.

O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.

Todos os instrumentos musicais fazem vibrar o ar, mas nem todos o fazem do mesmo modo. Alguns têm cordas que vibram; outros têm palhetas de madeira. Em alguns instrumentos, as vibrações provêm dos lábios de um intérprete. Pelo contrário, os tambores, os timbales e os xilofones vibram quando se bate neles.

As fontes sonoras se classificam como as mais variadas possíveis, porém de uma forma geral, podem distinguir-se em três tipos de modelos principais, tais como fontes pontuais, lineares e planas, associadas respectivamente a ondas sonoras esféricas, cilíndricas e planas.

Os sons são usados de várias maneiras, muito especialmente para comunicação por meio da fala ou, por exemplo, música. A percepção do som também pode ser usada para adquirir informações sobre o ambiente em propriedades como características espaciais (forma, topografia) e presença de outros animais ou objetos.

São cinco os elementos formadores do som, e são articulando esses cinco elementos que se criam músicas: timbre, intensidade, altura, densidade, duração.

Temos quatro propriedades: a intensidade, a duração, o timbre e a altura. Intensidade (forte ou fraco): o som pode ser forte, como o de um galo cantando, ou fraco, como o de um pintinho piando.

A voz humana é produzida na laringe, um tubo que fica no pescoço. Dentro desse tubo, temos duas dobras de músculos e mucosa, chamadas popular- mente de “cordas vocais” (o nome correto é pregas vocais). Para produzir a voz, essas pregas vibram com a passagem do ar dos pulmões, que é o com- bustível para o som.

O som chega até nossos ouvidos a partir de ondas sonoras, e ele se propaga por materiais sólidos, líquidos e gasosos, como o ferro, a água e o ar. As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material.

A vibração de determinados materiais é transmitida às moléculas de ar sob a forma de ondas sonoras. Percebemos o som porque as ondas no ar, causadas pela variação de pressão, chegam aos nossos ouvidos e fazem o tímpano vibrar. As vibrações são transformadas em impulsos nervosos, levadas até o cérebro e lá codificadas.

O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo. Por não haver moléculas no ambiente, as ondas sonoras não são transmitidas, e o resultado de uma explosão no espaço, por exemplo, seria o silêncio.

Nós conseguimos ouvir porque nossos ouvidos convertem as vibrações de uma onda sonora presente no ar em sinais que nosso cérebro interpreta como um som.

O áudio está relacionado com a técnica de gravação, transmissão e reprodução dos sons, mas também pode ter outros significados. O sinal sonoro, que pode ser dividido em sinal analógico ou digital, também se refere ao áudio.

Como as ondas sonoras nada têm a ver com a radiação eletromagnética que nossos olhos estão equipados para detectar, nunca seremos capazes de ver o som diretamente", explica o professor.