Como é que brinca de Popeye?

Perguntado por: omuniz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A dupla bate palmas e faz gestos enquanto canta a música. O ritmo deve começar fraquinho para depois ficar acelerado. Quem errar os movimentos vira "sabão" (para de brincar e é substituída por outra criança).

Jeito de brincar
Em dupla, os participantes batem uma mão em cima e a outra embaixo e, na sequência, batem uma palma enquanto entoam a canção abaixo. Na parte em que a música repete três vezes a mesma palavra, as crianças batem três palmas. Quando a música acaba, todos ficam paralisados como estátuas.

Para realizar essa brincadeira, o adulto deve traçar no chão duas linhas, representando a largura da fogueira. Se desejar, pode cortar papéis coloridos e colocar no meio das linhas, imitando uma fogueira. Inicialmente o espaço entre as linhas deve ser próximo e aos poucos vai aumentando o desafio.

Com quem será que a Fulana vai casar: loiro, moreno, careca. cabeludo, desdentado, barrigudo, rei, ladrão, polícia, capitão, mocinho bonito do meu coração, pode pular que é pra já. 1, 2, 3!

Brincadeiras Cantadas

  • Escravos de Jó: Escravos de Jó: é uma brincadeira que estimula a atenção, a concentração, à coordenação motora, a linguagem, o ritmo, a memória e a cooperação entre os participantes. ...
  • Capelinha de melão: ...
  • Caranguejo não é peixe: ...
  • Fui no mercado: ...
  • Peixe-vivo: ...
  • Ciranda, cirandinha:

Funciona mais ou menos assim: as crianças estão sentadas lado a lado no chão, todas com as pernas esticadas como se fossem uma galinha que vai para a panela; depois, uma criança fica de pé, segurando uma colher de pau, e vai tocando as pernas dos sentados enquanto canta “kakopi, kakopi”; quem tem uma perna tocada tem ...

Nela, usamos uma cordinha de até 120cm de comprimento, amarradas nas pontas, para fazer um círculo. O objetivo é fazer formas com a corda, usando apenas os dedos das mãos. Em competição, um jogador segura a cordinha num certo formato. O outro tem que pegar essa corda e fazer outra forma, a partir daquela.

Em cada um dos quadrados, as crianças escrevem uma palavra, na ordem indicada a seguir: "fruta", "comida", "objeto", "eles", "elas" e "cores". E escrevem "todos" na ponta do retângulo. 2. O primeiro jogador deve dar dois pulos (com os dois pés) na primeira casa e dizer "fruta, fruta".

Jeito de brincar
Duas crianças "trilham" (batem) a corda para uma terceira pular. Quem gira a corda canta os versos abaixo. Depois da música, as crianças continuam trilhando e contando: um, dois, três, quatro... até quem pula errar.

Pique em que o participante, para não ser apanhado, tem que gritar o nome de uma fruta, não devendo, entretanto, repetir os que já tenham sido ditos. Quem for alcançado e não atender a essa norma será o pegador da vez seguinte.

Os jogadores formam uma roda e colocam as mãos sobre as mãos do colega. Todos cantam enquanto batem em sequência na mão do outro: "Chocolate inglês/ Tá na boca do freguês/ De primeira qualidade/ Um, dois e três". Quem levar o tapa na mão quando todos disserem "três" terá que tentar pisar no pé de alguém.

2. Correio elegante. Para essa brincadeira são necessários cartões de cartolina (os tradicionais são em formato de coração) e caneta. Aproveite para mandar uma mensagem romântica ou de amizade durante a festa usando esses cartões, que serão entregues ao destinatário por outra pessoa, o “carteiro”.

Duas crianças batem ou giram a corda, enquanto uma terceira criança pula e diz: “cor-di-nha.” Cada sílaba dita corresponde a um pulo. Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante. Quem está pulando não pode pisar na corda.

Jeito de brincar
Todos fazem uma roda e um diz "Coca-cola, Pepsi-cola, quantos anos você tem?", apontando para uma pessoa diferente em cada sílaba. Depois, conta até doze. Quem for apontado quando chegar no número doze sai da roda. A repetição continua até sobrar apenas um participante.