Como é que se escreve sentir?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

sentir (verbo) -

A palavra senti-lo é uma flexão verbal do verbo sentir.

Significado de Sente
substantivo deverbal Ação de sentir, de perceber pelos sentidos: ela não sente dor. Ação de expressar sentimentos por: sente amor, paixão. Ato de entender, de perceber e compreender: sente coisas boas se aproximando. Etimologia (origem da palavra sente).

O verbo sentir é um verbo irregular, apresentando alterações no seu radical, como, por exemplo, nas conjugações do presente do indicativo (eu sinto) e do presente do subjuntivo (que eu sinta, que tu sintas, que ele sinta,...).

1. Perceber por um dos sentidos; ter como sensação. 3. Ser sensível a; ser impressionado por.

eu sinto sua falta {interj.}

1 experimentar, experienciar, vivenciar, viver, gozar. Exemplo: Quero ir embora agora.

1 considera, acha, julga, conceitua, declara, reputa, crê, opina, experiencia, passa, conhece, suporta, vivencia. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Sentes - Dicio, Dicionário Online de Português.

sentir

  1. Presente. eu. sinto. tu. sentes. ele/ ela/ você sente. nós. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. senti. sentiste. sentiu. sentimos. sentistes. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. sentia. sentias. sentia. sentíamos. sentíeis. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. sentira. sentiras. sentira. sentíramos. sentíreis. ...
  5. Futuro. eu. sentirei. sentirás. sentirá sentiremos. sentireis.

Ou seja, é escrito com hífen. Sente-se é uma conjugação pronominal (acompanhado do pronome oblíquo “se”) dos verbos sentir e sentar. O pronome é usado para indicar ações relativas ao sujeito que as pratica, no caso ele, ela ou você. A criança sente-se feliz porque fez algo bom.

O radical da palavra “sentir” é sent-, e podemos notar a mudança na primeira pessoa do singular, com a conjugação “sinto”, e na terceira pessoa do plural, com “sentem”.

Cinta ou sinta?

  1. As duas formas – cinta e sinta – existem na Língua Portuguesa. ...
  2. Cinta, como substantivo, significa faixa comprida de pano ou couro para apertar ou cingir; a parte inferior do busto. ...
  3. Sinta é uma forma verbal relativamente ao verbo sentir, nomeadamente:

verbo transitivo direto Ter a sensação; perceber através dos sentidos: sentir o cheiro agradável; sentir o frio. Ser capaz de perceber, ter consciência de; pressentir, adivinhar, intuir: sentiu a proximidade do perigo; sinto as dificuldades futuras. Ser afetado por, sofrer: sentir dor de cabeça.

Segundo os estudos de Anderson-Day, a sensação de presença faz parecer que alguém está com você, no seu espaço particular. É difícil determinar do que consiste esse fenômeno, visto que é uma experiência percebida com os cinco sentidos físicos do tato, visão, audição, olfato e paladar. Portanto, não é uma alucinação.

Os sentimentos podem ser definidos como os estados e as reações que o corpo humano são capazes de expressar diante dos acontecimentos que os indivíduos vivenciam.

Diferenças entre sentir falta e sentir saudades
Além disso, é transmitida uma ideia de leveza. Assim, por mais que a gente sinta muitas saudades, o sentimento parece suave. Em contrapartida, o sentir falta é associado com dor. A dor não se refere aquilo de que você sente falta, mas a forma como o sentimento te afeta.

Sentir falta de alguém que se foi é normal, humano. De fato, em muitos casos, não é um problema. O tempo passa e, de alguma forma, todos nós guardamos experiências que sabemos que não serão repetidas. No entanto, em outras ocasiões, essa memória estagnada se torna um fardo.

Sinônimo de sentirmos
1 experimentarmos, experienciarmos, vivenciarmos, vivermos, gozarmos.

O que determina a classificação dos verbos é a forma como eles terminam, se é em –ar, –er, –ir ou –or. Dessa forma, verbos terminados em –ar, como cantar, pertencem à primeira conjugação. Já os verbos terminados em –er, como correr, pertencem à segunda conjugação.

O futuro do pretérito é um tempo verbal conjugado no modo indicativo. Sua formação pode ser simples e composta. Ele expressa incerteza, surpresa e indignação, sendo utilizado para se referir a algo que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação no passado.