Como fazer a pessoa se sentir mal?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Faça perguntas que obriguem a outra pessoa a admitir o que fez. Caso ela nem sequer admita que tenha feito algo errado, ela provavelmente não vai se desculpar. Acusações diretas podem colocá-la na defensiva, mas você pode obrigá-la a confessar através de perguntas insinuadoras.

É uma técnica muito comum para faz os outros se sentirem culpados. “E tudo que eu já fiz por você?” – Essa é a manipulação por excelência, e a que a maioria das pessoas utiliza. “Sem você não sou nada.” – O vitimismo é uma forma muito básica, mas ainda assim eficiente, de fazer o outro se sentir culpado.

“A culpa, quando não bem resolvida, pode levar a um sério desequilíbrio emocional. Afeta a autoestima, traz sentimentos de desesperança, além de deixar a pessoa mais ligada ao passado, o que inviabiliza, por exemplo, a viver o momento presente”, explica Fernanda. O primeiro passo é aceitar aquilo que fez – ou não fez.

Fale alto. Quando você falar, deve ser desconfortavelmente alto e intruso nas conversas das outras pessoas. Não preste atenção a espaços pessoais e ao nível de barulho apropriado para a ocasião. Fale alto, gritando com seus amigos mesmo quando você estiver sentado do lado deles.

Medo de sentir o que se é vivenciado, medo de vivenciar a dor e a tristeza. Oriento você a buscar ajuda de um profissional psicólogo para trabalhar o autoconhecimento, buscando compreender o porque de se sentir assim, ter esses comportamentos.

Uma técnica muito útil para criar conexão emocional com outra pessoa é utilizar o rapport. Essa técnica consiste em imitar a linguagem corporal da pessoa de maneira sutil. Dessa forma, o cérebro dela vai receber a mensagem de que está em segurança e de que pode confiar em você.

Tente entender como ela se sente e o motivo. Então, fale sobre as coisas que vocês têm em comum. Use isso como ponto inicial para explicar seu ponto de vista. Isso aumentará suas chances de fazer a pessoa ouvir o que você tem a dizer, e vai permitir corrigi-la sem perder o controle.

Para isso, não seja drástica. Dessa forma, comece a dar gelo aos poucos, deixando ele perceber que está te perdendo. Se você é muito simpática, manda mensagens todos os dias, fala com ele direto, é excessivamente carinhosa, pare agora! Isso mesmo, deixe ele sentir sua falta, mas comece aos poucos.

Simplesmente sorria e sempre demonstre alegria. Esse poderá ser um dos motivos para que ele se arrependa de ter terminado. Mostre que está melhor sem ele. Ele se esforçará para reconquistá-la se realmente quiser reatar o namoro.

Assim, o remorso é um sentimento que prende um indivíduo ao passado, enquanto o arrependimento liberta a pessoa para viver o futuro de uma forma mais consciente, aceitável e feliz.

As pessoas que mais sofrem com a consciência pesada são aquelas que exigem demais de si e buscam acertar o tempo todo, esquecendo que erros podem ser cometidos por mais que se lute contra eles. Esse sentimento depende do quanto uma pessoa é rígida e severa com seus próprios pontos de vista.

"A culpa surge como uma forma de a pessoa tentar superar ou dissimular a sua insignificância pela condição de ser humano", disse Walz. De acordo com psicólogo, a culpa é o cultivo e manutenção da sensação de que tudo depende da pessoa e é ocasionado por ela. "A vida acontece de forma independente", concluiu.

Os psicopatas podem enganar, manipular, explorar, ameaçar, roubar ou agredir fisicamente outras pessoas. Ao mesmo tempo, eles podem parecer externamente amigáveis e bem ajustados quando querem atingir um objetivo. Essas características tornam o transtorno difícil de ser identificado.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.