Como é que se joga truco?

Perguntado por: lbernardes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

A sensação do truco, que realmente, faz a diferença e desvirtua a lógica do jogo é chamada blefe ou facão. Aí reside a verdadeira “arte do jogo do truco” onde a dupla que melhor “representar” poderá reverter o quadro de uma partida quase perdida.

É utilizado um baralho com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas. A distribuição das cartas é feita aleatoriamente, não havendo a intervenção de nenhum jogador ou membro da equipe, sendo distribuídas 3 cartas por participante.

Partida - Jogo valendo 12 pontos, conseguidos através das “mãos”. Truco - É um pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador. Se nenhum jogador fizer o pedido, a partida valerá 1 ponto. Se o Truco for pedido e o adversário aceitar, a partida passa a valer 3 pontos.

Cabe ao jogador que estiver a esquerda de quem estiver embaralhando realizar o corte no baralho, sendo ele no máximo de 9 vezes. *O jogador que estiver cortando o baralho tem direito a queimar APENAS 9 cartas, queimando 10 ou mais, o embaralhamento se reinicia com todas as cartas.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

Só quem poderá queimar é quem "corta" o baralho. As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas. Nesta situação, o pedido de "queima" deverá ser feito antes de o jogador olhar suas cartas.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1).

O objetivo do Truco é ganhar o maior número de lances que os seus adversários. Os lances consistem de rodadas com um determinado número de pontos (15) que se conseguem ganhando Trucos ou Envidos durante as mãos jogadas, que terão um total de 3 rodadas cada uma.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido.

A flor vale 3 pontos. Caso o oponente também esteja com uma flor, pode-se pedir Contra-Flor, que vale 6 pontos ou Contra-Flor e o Resto, que vale o restante de pontos que faltam para o oponente ganhar a partida (além dos 6 pontos da Contra-Flor, já aceitos).