O que é truco em espanhol?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 4 votos

truque {m.}

Formato do jogo e as regras de pontuação do truco
A partida é disputada em mãos que são divididas em rodadas. Os jogadores recebem três cartas a cada mão para jogar uma melhor de três rodadas. Cada jogador coloca uma de suas cartas na mesa por rodada. A carta mais forte vence a rodada.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Truco – proposta para subir o valor de pontos da mão (pode ser para 3, depois para 6, 9 e finalmente para 12).

Resposta: 1) Veio do Espanhol TRUCO, “manha, habilidade, ato de praticar um engano”, possivelmente do Latim TRICAE, “absurdo, falsidade”.

O baralho espanhol consiste em um maço de 40 ou 48 cartas, classificados em 4 "naipes" e numerados de 1 a 12 (no de 40 cartas, faltam o 8 e o 9). Certos maços incluem a mais 2 curingas ou "comodines".

O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

  • Jogadores - 4.
  • Baralhos - um baralho espanhol de 40 cartas, sendo que as cartas 8 e 9 não são utilizadas.
  • Distribuição - três cartas para cada participante.
  • Objetivo – Fazer 24 pontos.

9º O Jogo de Truco Cego obedece a regulamentação que segue: I - BARALHO: o baralho é o chamado de ESPANHOL, desprovido dos 8 (oito) e dos 9 (nove), portanto são 40 (quarenta) cartas.

Dizem que o truco já existia no Brasil, tendo sido trazido ao país pelos jesuítas europeus. Na época, o jogo era mais famoso entre os bandeirantes, que exploravam as terras de Minas Gerais. Com o passar do tempo, o truco passou a ser jogado nas diversas regiões do Brasil, com diversas variações e regras diferentes.

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

O Mão – Competidor que começa a rodada. O Pé – Competidor que termina a rodada, ou aquele que distribuiu as cartas. Subir – Se o jogador que “cortou” o baralho pedir para “subir”, o embaralhador deverá fazer a distribuição pegando as cartas de baixo para cima.

Portanto, nunca reclame quando pegar cartas, olhe com confiança para elas; jamais dê sinais ruins de que seu jogo não é bom. Ao contrário: sorria, mostre confiança. Lembre-se de que se blefar de maneira convincente, seu adversário não vai pedir truco do nada, nem surpreender você.

A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros. Vamos dar um exemplo para não deixar dúvidas. Considerando que a carta virada na mão foi um Rei, de qualquer naipe, a ordem das manilhas é: Ás de paus > Ás de copas > Ás de espadas > Ás de ouros.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo. A "mão" só estará valendo 3 pontos, se um dos jogadores da dupla adversária aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de positivismo.

Carta mais alta do jogo, no truco jogado no sul do Brasil, manilha com naipe de paus. As manilhas no sul são Gato (paus), Copilha (copas), Espadilha (espada) e Mole (Ouro).

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada). TRUCO - Truco é um pedido de aumento de aposta.

Nome das cartas
Existem quatro naipes no Truco Gaudério, que são: bastos, espada, copas e ouro. Os 1 mais fortes são: Espadão e Bastião. Já os 1 de copas e ouro, são conhecidos como guembes. Manilhas: 1 de espada (Espadão); 1 de basto (Bastião); 7 de espada; 7 de ouro (Sete Belo); 1 de copas 1 de ouro...

Em competições oficiais, ou as praticadas em jogatinas online, é mais comum ver o truco paulista, por ter regras equilibradas e pouca margem para trapaças. Suas regras se aproximam do truco espanhol, valorizando principalmente a liberdade na distribuição das cartas.

A pontuação mais alta é 33 (6 e 7 do mesmo naipe) e a mais baixa com cartas do mesmo naipe é 20 (duas figuras). Se todas forem de naipes diferentes, vale como pontuação o valor da mais alta. Exemplo: O jogador possui ás de paus, três de espadas e quatro de ouros, portanto possui 4 pontos.

Continuar lendo Qual é o zap no truco?