Como é ter 6 graus de miopia?

Perguntado por: efernandes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Alta miopia é o nome dado a todos os casos de miopia que ultrapassam os 6 graus de refração. Nestes casos, os sintomas costumam se manifestar com ainda mais intensidade, muitas vezes impossibilitando que o paciente enxergue sem óculos.

"Pessoas com mais de 6 graus de miopia podem apresentar sintomas mais acentuados. Elas também estão mais propensas ao desenvolvimento de doenças oculares graves, como: glaucoma, catarata, deslocamento de retina e degeneração macular", alerta o especialista.

Continuando o raciocínio, a cegueira se estabelece quando a acuidade visual do paciente é pior que 20/400, ou seja, precisa se aproximar pelo menos a 6 metros de um objeto que uma pessoa normal veria a 120 metros de distância.

Ou seja, é possivel ter 20 graus de miopia e ter 100% de visão ou não ter grau nenhum e ser cego. Converse com seu médico Oftalmologista.

Uma dioptria de -8 (8 graus de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 0,125 metros de distância (12,5 cm). Uma dioptria de -0,5 ( 0,5 grau de miopia) indica que o paciente consegue focar objetos até 2 metros de distância (200 cm).

O grau da miopia pode aumentar? As pessoas que têm miopia podem apresentar um grau baixo, geralmente até 3 graus de miopia; um grau médio, de 3 a 6 graus de miopia; e grau alto, acima de 6 graus. Estes podem sim aumentar com o avançar do tempo, conforme algumas variáveis.

Apesar de não haver limites para o avanço do distúrbio ocular, em casos raros, ele pode chegar a até 20 dioptrias, grau que aumenta o risco de descolamento de retina graças ao afinamento e ao estiramento que o tecido sofre, o que pode causar danos irreversíveis à visão.

Bom, na realidade não existe um grau maior para óculos de grau. O que existe é uma classificação que define os tipos de grau, que são: Baixo grau: 0 a 3 graus. Grau moderado: de 3 a 6 graus.

Não usar óculos piora a miopia
O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize. Esse movimento natural pode ser confundido com uma consequência do mau uso de óculos.

Muito tempo de tela também afeta a musculatura dos olhos, pois os músculos permanecem contraídos por longas horas, o que resulta na fadiga ocular e até mesmo no desfoque da visão ao tentar olhar para longe. Isso pode causar desvios como miopia e astigmatismo.

Até o momento, não temos estudos que comprovem ou apoiem a eficácia da ideia de que exercícios desaceleram a miopia ou reduzem seus sintomas. Nesse sentido, essa prática não é capaz de mudar os formatos dos olhos ou aumentar a sensibilidade da visão no caso de erros de refração.

A degeneração macular é a principal causa de cegueira em pessoas com mais de 60 anos. Os sintomas são vista embaçada, perda de visão central, visão distorcida e cores aparentemente desbotadas.

A miopia patológica (MP), também chamada de miopia degenerativa ou maligna, é um tipo raro de miopia e afeta 3% da população mundial. A MP é uma forma grave de miopia que é acompanhada por alterações degenerativas que ocorrem, particularmente, no segmento posterior do globo ocular causando danos à retina.

A definição clínica define como cego o indivíduo que apresenta acuidade visual menor que 0,1 (com a melhor correção no melhor olho) ou campo visual abaixo de 20 graus; como visão reduzida quem possui acuidade visual de 6/60 e 18/60 (escala métrica) e/ou um campo visual entre 20 e 50 graus, e sua visão não pode ser ...