Quantos graus de miopia o SUS cobre?

Perguntado por: lantunes . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
3.9 / 5 10 votos

Ter mais de 18 anos e grau estável há pelo menos 1 ano miopia moderada e grave, de graus entre - 5,0 a – 10,0, com ou sem astigmatismo associado com grau até grau - 4,0; OU nos casos de hipermetropia, ter até grau 6,0, com ou sem astigmatismo associado com grau até 4,0, .”

a) Miopia moderada ou grave (entre 5 e 10 graus), com ou sem astigmatismo associado (até 4 graus); b) Hipermetropia (até 6 graus), com ou sem astigmatismo associado (até 4 graus). Importante: se apenas um olho chegar ao grau de distúrbio definido pela ANS, o convênio deve cobrir a cirurgia refrativa de ambos os olhos.

Em relação aos graus, os médicos geralmente recomendam a cirurgia para pacientes que tenham até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo. Além disso, é avaliado também o formato do globo ocular do paciente, para a indicação ou não da cirurgia.

Por meio do exame de refração, o oftalmologista é capaz de definir o quadro de miopia em 3 diferentes níveis, que são: Miopia leve: -0,25 graus a -3 graus. Miopia moderada: -3,25 graus a -6 graus. Miopia grave ou alta: maior que -6 graus.

A alta miopia é uma doença caracterizada pela miopia acima de 6 dioptrias (graus). Não se sabe exatamente sua causa, mas provavelmente estes pacientes têm uma alteração no colágeno (tipo de fibra que forma o olho), causando o aumento do comprimento do olho e conseqüentemente a miopia.

Mas, em geral, uma cirurgia de miopia custa em média R$ 6.000, para ambos os olhos (valor atualizado para 2023). Portanto, faça pesquisas e, claro, sempre opte por uma opção que seja reconhecida por ser confiável.

O fato é que o incômodo de usar óculos não é diferente de uma pessoa que tem pouco grau, ou muito: a mesma que tem pouco grau, seu o óculos, não tem a nitidez que espera com a sua visão. O grau mínimo sugerido para cirurgia é a partir de 0,5 grau.

O procedimento é realizado a laser, tem rápida recuperação – de 24 a 48 horas – e elimina a necessidade de usar óculos de grau. “A cirurgia dura de 10 a 15 minutos e é possível fazer nos dois olhos no mesmo dia.

A miopia por si só não garate benefícios no INSS, deve ser avaliado junto ao seu oftalmologista o nivel de comprometimento da visão para então procurar assistencia, caso a lei permita.

A miopia pode ter uma redução quando chegamos perto dos 40 anos. Alterações oculares como a catarata também podem causar redução da hipermetropia. E claro, além das suposições acima, é possível sim, que seu grau tenha oscilações entre as consultas.

Foi sancionada a lei que inclui quem tem visão monocular entre as pessoas com deficiência (Lei 14.126/2021). Com isso, quem enxerga com apenas um olho passa a ter direito a benefícios previdenciários, como aposentadorias por invalidez e isenção tributária na compra de automóveis.

G1 - Cirurgia inédita recupera visão de paciente com 27 graus de miopia - notícias em Ribeirão e Franca.

A aplicação de baixas doses de colírio de atropina nos olhos é apontada como medida eficaz para reduzir o aumento da miopia. Segundo a OMS, uma dose de 0,01% tem poucos efeitos colaterais. A Organização cita um estudo no qual o uso nessa proporção reduziu a progressão da miopia em 50% em crianças de 6 a 9 anos.

Consiste em fazer um flap (tampinha) na córnea e aplicar o laser em uma camada da córnea chamada estroma. Essa técnica pode ser utilizada para corrigir tanto altos quanto baixos graus de miopia e moderados de astigmatismo e hipermetropia.

A resposta curta e grossa: nenhuma. Os exercícios para os olhos são constantemente divulgados pela internet como uma técnica eficaz para reverter a miopia. No entanto, eles não encontram respaldo na comunidade de médicos oftalmologistas.

Não usar óculos piora a miopia
MITO. Não usar os óculos de grau não piora a miopia. O que acontece nesse caso é que essa é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua evoluindo durante um tempo até que se estabilize.

Geralmente, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência, e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos. Mas cada caso varia muito, podendo haver aumento de grau até além dos 30 anos. É importante ressaltar que estabilizar não garante que o distúrbio nunca mais irá voltar a ocorrer.

Vai piorar com o passar dos anos? Como regra a miopia é genética, mas também pode ser influenciada por fatores sociais como frequência de leitura na infância. O olho míope não enxerga nitidamente para longe e quanto maior a miopia, mais perto está o foco do paciente sem óculos.