Como é visto o trabalho braçal em relação ao trabalho intelectual?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Na Antiguidade e na Idade Média, o trabalho manual (ou braçal) era visto como inferior e degradante em relação ao trabalho contemplativo (ou intelectual), que envolvia a filosofia, a arte e a política.

Resposta: 1-o trabalho físico,o manual,exige esforço do corpo. e o trabalho intelectual,exige pensar bastante,conhecimento.

Resposta verificada por especialistas. Ao longo da história, o trabalho braçal não tem sido valorizado socialmente. Por ser aquele que frequentemente não exige uma formação acadêmica e seus respectivos investimentos (financeiro e de tempo), o valor agregado do funcionário que o exerce é reduzido. Assim, paga-se pouco.

Os trabalhadores intelectuais são aqueles cujo trabalho pressupõe uma cultura científica ou artística, como o advogado, o médico, o dentista, o engenheiro, o artista, entre outros. Eles podem exercer suas atividades reunindo os pressupostos do art.

Começaremos por o que significa um trabalhador braçal? Segundo dicionário informal em: ( www.dicionarioinformal.com.br) "o trabalho onde a pessoa utiliza o próprio corpo fazendo esforço físico para realizar uma determinada tarefa é chamado de TRABALHO BRAÇAL.

De forma rápida e simples: O trabalho físico exige do corpo enquanto o intelectual da mente e do conhecimento científico. Todo conhecimento científico é objetivo quando desenvolvido seguindo o método corretamente, e, imparcial pois é passivo de controvérsias.

Pesquisadores do Instituto do Cérebro de Paris concluíram aquilo que os mais workaholics já suspeitavam: sim, pensar cansa. Seu estudo, publicado na quinta-feira (11), mostrou que um dia de trabalho “mental” pode ser tão desgastante quanto aqueles que dependem só da força física.

braçal

  1. Do braço ou a ele relativo (ex.: força braçal). = BRAQUIAL.
  2. Movido a braço ou a força de braços ou de mãos (ex.: máquina braçal; trabalho braçal). = MANUAL.
  3. Que usa a força física para trabalhar (ex.: trabalhadores braçais).

O trabalho comum
No entanto, a atividade produtiva, sobretudo a manual, é considerada uma prática sem inteligência, visto que, historicamente, o trabalho braçal é realizado “de modo geral, do pescoço para baixo e não do pescoço para cima” (Rose, 2007, p.

Resposta verificada por especialistas
Essas formas de trabalho são valorizadas atualmente por meio da remuneração, pois existe a forma de pensar e de se executara ação a fim de realizar um serviço. Os avanços tecnológicos contribuíram para ascensão atividade intelectual e atividade manual.

Assim, quando se diz que determinada pessoa é uma intelectual, significa que é culta, que se propõe a estudar e refletir sobre ideias que abrangem os mais variados temas que possam ter alguma relevância social ou individual.

Na Antiguidade e na Idade Média, o trabalho manual (ou braçal) era visto como inferior e degradante em relação ao trabalho contemplativo (ou intelectual), que envolvia a filosofia, a arte e a política.

O trabalho passou a ser valorizado apenas como atividade produtiva e os trabalhadores tinham pouco tempo para o lazer, que também precisava ser usado para descansar e repor as forças físicas.

Pois ele não terá aproveitado a vida com quem ama. O trabalho pode ser visto como um meio pelo qual o homem busca seu próprio sustento, ou até mesmo a forma como o homem produz aquilo que lhe manterá.