Como Elias falava com Deus?

Perguntado por: icardoso . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Elias falou com o Senhor e houve um vento, um grande vento, mas o Senhor não estava no vento. Houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Houve um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo, uma voz mansa e delicada, que descrevo como os sussurros do Espírito”.

Tendo seu físico restaurando, Deus manifesta-se nos elementos da natureza (vento, fogo, terremoto e por fim, uma brisa suave) e após um momento na caverna, o profeta recebe um novo olhar sua caminhada... A presença do Altíssimo é percebida na brisa, e nas turbulências. Há desafios para Elias após a caverna.

Deus disse a Elias que procurasse uma mulher na cidade e que ela lhe daria alimento. Elias encontrou a mulher pegando madeira para fazer uma fogueira. Elias pediu a ela algo para comer. A mulher respondeu que tinha só um pouco de farinha e azeite para alimentar a si mesma e o filho.

Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal. Por causa do desgaste emocional durante a batalha, ele se deprimiu diante de uma simples ameaça de Jezabel. Ele se sentiu tão angustiado que chegou a pedir a morte para si mesmo, ou seja, chegou ao fundo do poço.

Firme na fé, Elias pediu ao ajudante que retornasse ao topo do Monte e ficasse observando. A chuva haveria de descer. O moço fez isso por sete vezes.

31 E Elias tomou adoze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do Senhor, dizendo: Israel será o teu nome. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do Senhor; depois fez um sulco em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

I Reis 18:17–18—Elias diz a Acabe que sua iniqüidade causou problemas a Israel. I Reis 18:19–29—Elias desafia os falsos profetas de Baal a mandarem descer fogo do céu. Os falsos profetas fracassam. I Reis 18:30–38—Elias ora e o Senhor manda fogo para consumir o sacrifício e o altar.

15 Então o aanjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei. 16 E disse-lhe: Assim diz o Senhor: Por que enviaste mensageiros para consultar Baal-Zebube, deus de Ecrom? Porventura é porque não há Deus em Israel, para consultar a sua palavra?

Elias fugiu ao querer se preservar, abateu-se com o que considerava ser um golpe em sua reputação. Eliseu, caso pensasse em sua preservação, era melhor ter ficado onde estava, mas despede-se dos pais, queima os instrumentos de trabalho, cozinha a carne de seus bois e se alimenta com sua gente.

Elias aprendeu a confiar totalmente em Deus.
Enquanto esteve escondido de Acabe, Deus o sustentou milagrosamente com a ajuda de corvos (1 Reis 17:5-6). Deus também sustentou uma viúva muito pobre que ajudou Elias, fazendo sua farinha e seu azeite se multiplicarem (1 Reis 17:15-16).

A mensagem de Deus para você, hoje, está na passagem de Salmos 34, 6: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”. O próprio Senhor diz para clamarmos a Ele; assim, nos responderá e ainda nos anunciará coisas grandes e ocultas.

Elias, o profeta, sela os céus e é alimentado por corvos — A seu comando, a panela de farinha e a botija de azeite da viúva de Sarepta nunca se esvaziam — Ele ergue da morte o filho dela.

Nome de um profeta bíblico. Significa Deus é Javé e predispõe a pessoa a ter uma intuição muito forte. Mas também indica um homem com muito apego aos valores materiais, com forte sentimento de posse e que vive em busca do prazer inconseqüente.

E o credor, por direito legal, queria levar seus filhos para serem vendidos como escravos, a fim de quitar a dívida.

A Terra seria destruída se Elias não voltasse.
No plano de redenção do Senhor, um dos propósitos da Terra é ser a morada celestial final para aqueles que fizeram e cumpriram seus convênios com o Pai Celestial. Será um lugar onde as famílias poderão viver unidas para sempre.

Elias é levado ao céu por uma carruagem de fogo - RecordTV - R7 Jezabel.

Jezabel: Elias vence desafio com fogo e mata sacerdotes diante de Acabe.

O profeta Elias orou e durante três anos e meio não choveu. Após esse período, orou novamente, e voltou a chover. Se formos ao relato de 1 Reis capítulos 17 a 19, não encontraremos relata a oração de Elias.

Ele construiu um altar ao Senhor, cavou uma vala ao redor do altar e preparou o sacrifício. Elias pediu ao povo que enchesse quatro barris de água e os despejasse três vezes na madeira de seu altar. A água encharcou a madeira e o altar e encheu toda a vala.