Como Elton Mayo vê o conflito social?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

O conflito social deve ser evitado por meio de uma administração humanizada que faça um tratamento preventivo. As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. Para Elton Mayo, o conflito social é o germe da destruição da própria sociedade.

Sociólogo australiano, nascido em 1880 e falecido em 1949, formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou em África e lecionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estuda as sociedades aborígenes que o tornam sensível às múltiplas dimensões da natureza humana.

A experiência Hawthorne lançou as bases para o que os líderes devem fazer, se o seu objetivo for aumentar o desempenho dos funcionários. Como resultado, observou-se uma melhoria no desempenho. No entanto, a produtividade não cresceu nem diminuiu de uma maneira uniforme.

As principais críticas a essa Teoria foram: a oposição cerrada à Teoria Clássica; inadequada visualização dos problemas das relações industriais; concepção ingênua e romântica do trabalhador; limitação do campo experimental; parcialidade das conclusões; ênfase nos grupos informais e enfoque manipulativo das relações ...

Teoria das Relações Humanas
A teoria surgiu como consequência da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo. Os três pontos basilares para desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas foram: Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então.

Elton Mayo foi um psicólogo e sociólogo australiano, reconhecido por suas contribuições para as ciências da administração, sendo o principal representante da School of Human Relations.

A Teoria das Relações Humanas trouxe novas perspectivas para a administração, passando a enxergar a importância de conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos, além de proporcionar a participação dos funcionários na tomada de decisão e a disponibilização de mais informações ...

A Escola das Relações Humanas defendia a teoria de que as pessoas eram mais do que simples recursos de produção e, por isso, os gestores precisaram considerar suas necessidades sociais e psicológicas.

As relações humanas são a base para o nosso desenvolvimento humano, abrangendo áreas intrapessoais e interpessoais. É por meio do contato com pessoas que fortalecemos a nossa inteligência emocional.

Modernamente, entende-se por relações humanas uma atitude que deve prevalecer no estabelecimento e na manutenção dos contatos entre pessoas. Essa atitude deve estar assentada no princípio do reconhecimento dos sêres humanos como entes possuidores de uma personalidade própria que merece ser respeitada.

Empresas que entendem e valorizam a importância das relações humanas no trabalho, tendem a criar um clima favorável de compreensão, respeito e empatia entre os colaboradores. Isso faz com que os funcionários se sintam reconhecidos, motivados e, consequentemente, dispostos a fazer com que o negócio cresça cada vez mais.

Teoria da Aceitação da Autoridade de Barnard; Teoria do Equilíbrio Organizacional de Herbert Simon; Teoria da decisão de Herbert Simon; Teoria de Campo de Kurt Lewin.

A Teoria que também é chamada de Behaviorista devido à influência de tal escola psicológica, possui três características centrais: 1 – Grande ênfase nas pessoas; 2 – Preocupação com o comportamento organizacional e com os processos de trabalho; 3 – O estudo do comportamento humano.

O Efeito Hawthorne mostra como a motivação é importante para possibilitar o aumento da produção no trabalho. As pessoas que estão motivadas com o trabalho também são mais positivas e entusiasmadas com as suas funções, o que permite o alcance de melhores resultados.

Essa descoberta foi tão importante que passou a ser denominada Efeito Hawthorne: ao se sentir valorizado pela chefia ou pela direção da empresa um grupo mudava seu comportamento passando a trabalhar com mais eficiência do que antes.

A conclusão (que ficou conhecida como experiência de Hawthorne) é que o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada às pessoas.