Como embalar produtos de limpeza?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

As embalagens dos produtos de limpeza podem ser compostas por papelão, plástico polipropileno (PP), plástico polietileno de alta densidade (PEAD), plástico polietileno de baixa densidade (PEBD), PET e outros – isso inclui a mistura desses tipos de plástico com outros materiais, como o alumínio.

Não é necessário lavar todas as embalagens direcionadas ao descarte. Alguns exemplos delas as embalagens de grãos (arroz, feijão, etc.) e as materiais de limpeza domésticos.

Como descartar produtos de limpeza e embalagens

  • Caso o produto não seja biodegradável, procure o fabricante para saber a melhor forma de descartar a substância sem prejudicar o meio ambiente;
  • Caso ele seja biodegradável, separe o produto da embalagem e descarte-o no lixo orgânico.

Neste tópico, mostremos os diferentes tipos de embalagens, do que elas são compostas, para que são utilizadas e as características pelas quais são conhecidas. Confira.
...
Quais são os principais tipos de embalagens?

  • sacos;
  • caixas de papelão;
  • envelopes;
  • bobinas de papel;
  • fardos.

Quais são os tipos de embalagem? Embalagem primária, secundária e terciária

  • - Embalagem primária, de venda ou unidade de consumo.
  • - Embalagem secundária ou coletiva.
  • - Embalagem terciária.
  • - Padronização das medidas da embalagem.

Os mais indicados para envios são de papel pardo e de plástico, ambos revestidos internamente por plástico-bolha. Eles podem acondicionar perfeitamente roupas ou livros direcionados para envios.

Normalmente, materiais como plástico bolha, espuma biodegradável, almofadas de ar, folhas de jornal ou de papel, papelão corrugado ou isopor são os mais utilizados pelos e-commerces para evitar impactos e conferir mais proteção às embalagens.

Recomenda-se que o objeto frágil seja embalado em plástico bolha ou jornal antes de ser colocado na caixa. Além disso, é prudente tomar o cuidado extra de preencher os espaços vazios com papel, isopor, Bio Pack (espuma biodegradável) ou outro material que ajude a limitar o movimento do objeto dentro da embalagem.

Não reciclável: Papéis Plastificados, Papéis Sanitários (papel higiênico), Etiquetas adesivas, Papéis engordurados, Papel carbono, Papéis Parafinados, Fotografias, Papel celofane, Bitucas de Cigarros, Guardanapos.

As caixas de pizza, embalagens de lanche e outros papéis engordurados, não podem ser reciclados. O mesmo vale para outros tipos de papel, tais como: carbono, celofane, parafinado, metalizado, laminado, vegetal, toalha e papel higiênico.

A esterilização das embalagens de plástico é bem simples, basta usar água, sabão e esponja, se preferir também poderá usar uma solução de cloro com água para passar em todos os objetos. Feita a esterilização a vida da sua família estará a salvo, sem correr o risco de ser contaminada pelo Covid-19.

Se tiver produtos de limpeza vencidos por aí, é ideal conferir no rótulo se são biodegradáveis. Nesse caso, eles podem ser dispensados no ralo ou no lixo orgânico comum. Caso não sejam, a saída mais ecológica possível é ligar no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e se informar sobre como descartá-los.

Os frascos de xampu, condicionador e cremes em geral são de plásticos, podem ser reciclados, mas precisam ser bem lavados antes. Mas é preciso deixá-las separadas do lixo do banheiro para não ter contaminação.

Plástico (Vermelho)
Itens: garrafas, embalagens de produtos de limpeza; potes de cremes e xampus; tubos e canos; brinquedos; sacos, sacolas e saquinhos de leite e papéis plastificados, metalizados ou parafinados, como embalagens de biscoito.

Muito leves e duráveis, embalagens para alimentos feitas de aço ou alumínio se destacam pela praticidade do transporte e pela durabilidade nas prateleiras. Além disso, ambas são completamente recicláveis, agregando um componente ambiental que é muito valorizado no mercado.

2.2. Embalagem : É o recipiente, o pacote ou a embalagem destinada a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos. 2.2.1. Embalagem primária ou envoltório primário: É a embalagem que está em contato direto com os alimentos.

Quais são os tipos de embalagens mais comuns?

  • Primária. A não ser no transporte a granel, é certo que todo produto precisa de um invólucro que o proteja e até sirva como referência visual e fonte de informação. ...
  • Secundária. ...
  • Terciária. ...
  • Papel. ...
  • Plástico. ...
  • Vidro. ...
  • Metal.

Embalagem biodegradável
Um tipo de embalagem sustentável que está ganhando cada vez mais destaque são as opções biodegradáveis. Esse tipo de embalagem se decompõe naturalmente ou mais rapidamente no meio ambiente, se transformando em uma matéria orgânica.

A caixa de leite é consumida em grande quantidade no mundo e no Brasil. Mas essas embalagens, também conhecidas como embalagens cartonadas ou tetra pak, também servem para embalar sucos e outras bebidas.