Como emitir um dam?

Perguntado por: lfernandes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Para acessar essa funcionalidade o usuário deve acessar no módulo “ARR” a opção de menu “Emitir DAM”. Quando ativada essa opção a tela a ser exibida será Pesquisar DAM, estando ainda disponíveis as opções de inclusão de DAM, e reemissão de DAM.

O recolhimento por este DAM refere-se a Notas Fiscais convencionais emitidas ou documentos recebidos com retenção ou com substituição tributária, declarados manualmente no ISS Curitiba, indicando que o imposto é devido para o Município.

- Para o DAM da dívida ativa, o contribuinte precisa enviar e-mail através do dividaativa@pjf.mg.gov.br, ou entrar em contato pelo 3690-7434. Em ambos casos, o documento será enviado por e-mail.

Qualquer pessoa que necessita da permissão do município para alguma ação, ou sofre controle dos seus atos e fatos ou utiliza os serviços prestados pelo município deve pagar algum tipo de taxa. As taxas são aplicadas na manutenção dos serviços prestados e na fiscalização e controle das atividades permitidas.

Caso o contribuinte tenha dívida no DAM, a cobrança será feita por meio de um processo judicial, com as respectivas custas bancadas pelo devedor. Inclusive, há a possibilidade de penhora de bens para quitação do valor devido.

A nota fiscal relativa à Remessa em Demonstração será emitida utilizando-se o CFOP 5.912/6.912, com destaque de IPI, se for o caso, sem destaque de ICMS, devendo ser indicada, em “Informações Complementares”, a seguinte expressão: “Mercadoria remetida para demonstração”.

No Item ISS PARA EMPRESAS DE FORA, clicando em > DAM de ISS Homologado ou > DAM de ISS de Substituição será exibida a tela abaixo, para que a empresa que não é estabelecida no município possa gerar DAM de ISS. Basta completar com os dados da empresa e o valor e clicar em Emitir DAM que o sistema irá gerar um boleto.

O Emissor NFe Sebrae é para você que faz! Emita seus documentos fiscais de forma segura, ágil e gratuita. Sem burocracias e complicações na hora de emitir sua NFe. Sem necessidade de download.

Via Internet Banking: O contribuinte irá acessar a página do seu banco via Internet e localizar a opção de pagamento on-line (IPTU/ISS-Taxas) ou Pagamento sem o código de barras.

Os Autos de Infração devem ser pagos, em qualquer agência bancária, exclusivamente por meio da GPA (Guia para Pagamento de Auto de Infração).

O software
Uma ferramenta DAM é como um sistema dinâmico de armazenamento e entrega que pode ser hospedado em um site ou mesmo na nuvem. Desse modo, toda a manipulação de ativos digitais do negócio é facilmente realizada.

Para atualizar o valor de um Boleto, informe abaixo os dados da linha digitável do Código de Barras e/ou o número do documento, informe a data de vencimento original e depois a data prevista para pagamento. Lembre-se que o boleto só deve ser paga após 24 horas da emissão.

A Inscrição Imobiliária encontra-se no carnê do IPTU do imóvel e também consta na “consulta comercial”. No caso do município de Salvador, a Inscrição Imobiliária é composta de 7 (sete) caracteres numéricos. Se necessário, complementar com o número 0 (zero) à esquerda e não utilizar pontos ou traços.

Se a cobrança é feita a partir do volume de lixo, quanto menos gerar, menor o valor a pagar. Entre as medidas para reduzir o valor da arrecadação está repensar os gastos no dia a dia com produtos ou buscar utilizar sacolas de papelão que são mais ecológicas.

Basta acessar o sistema PGMEI (Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual) dentro do site do Simples Nacional, digitar o CNPJ, clicar em “Emitir guia de Pagamento (DAS)”, escolher o ano-calendário e, depois, o mês de apuração.

Quais são os tributos cobrados pelo município
Os tributos que devem ser pagos para a administração pública são divididos em três. São eles os impostos, as taxas e as contribuições de melhoria. Como impostos, existem o ISSNQ, o IPTU e o ITBI. Enquanto isso, as taxas são a de alvará e a de coleta de lixo.

A Taxa de Fiscalização de Funcionamento, também conhecida como TFF, é um tributo cobrado periodicamente pela prefeitura da cidade na qual a empresa está instalada e que tem como objetivo custear atividades permanentes de controle e fiscalização, como segurança, higiene, saúde, ordem pública, vigilância sanitária, entre ...

Para o cliente do Banco do Brasil é oferecida a comodidade de autorizar o débito das parcelas diretamente em sua conta corrente. Para isso é preciso preencher uma autorização de débito na própria Receita e encaminhá-la à sua agência do Banco do Brasil.