Como entrar numa curva com segurança?

Perguntado por: lrosa . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.

FREIE ANTES:
Frear durante a curva pode tirar o veículo da faixa de rolamento ou até mesmo travar as rodas. Caso seja preciso frear durante a curva, pise levemente no pedal. Do contrário, o pneu do veículo perde a aderência no asfalto devido à força centrífuga, que tende jogar o carro para fora da pista.

Ou seja: para sinalizar ultrapassagens, conversões, retornos, mudanças de faixa, desviar de um obstáculo, uma parada ou demais intenções é obrigatório dar a seta.

Pise no acelerador de leve na curva.
Se o carro só tem transmissão manual, aumente a marcha quando ganhar mais velocidade. Se você perder o controle durante a curva, tire o pé do acelerador e aperte o freio de leve até retomar a situação.

Nas curvas o carro deve andar numa velocidade menor 20 km/hora do que na reta. Pise no freio antes de entrar nela. Fique atento à sinalização da rodovia. Acionar o freio dentro da curva é bem arriscado, pois há grandes as chances de você de perder o controle do carro.

Para segurar o volante corretamente

  1. As mãos devem estar posicionadas no equivalente ao horário de “9 e 15” do relógio de ponteiros.
  2. Para iniciar o giro do volante em curvas, as mãos podem ser elevadas à posição de “10 e 10”.

Coloque curva na bola
Para isso, o ideal é colocar curva na bola, fazendo-a girar ao chutar com a parte interna do seu pé. Caso o chute seja de longe, você pode utilizar com o peito do pé. E, após chutá-la, movimente a perna em direção à outra em vez de esticá-la à sua frente.

A pressa ao tirar o pé da embreagem e já pisar fundo no acelerador também pode prejudicar esse componente do carro. A situação faz com que os coxins do motor sejam forçados e danificados com o tempo. As engrenagens da caixa de câmbio também podem ser prejudicadas, além do disco da própria embreagem. Preste atenção!

ACERTAR A ALTURA DO PÉ NA EMBREAGEM
Se o carro estiver subindo (indo para frente), seu também deve ir para frente (afunde um pouco mais a embreagem). Se o carro estiver descendo (indo para trás), seu também deve ir para trás (solte um pouco mais a embreagem).

É o pedal de uso exclusivo do pé esquerdo. Para mudar de marcha, deve-se pisar na embreagem com a metade do pé (como na imagem abaixo). Por questões de segurança na direção, nunca pise com a ponta do pé e nem com o pé inteiro.

Suavizar Curvas

  1. Clique sobre uma linha curva, ou selecione mais de um ponto segurando a tecla shift.
  2. Em seguida, no menu direito o botão “Suavizar Curvas” irá acionar.
  3. Clique sobre ele e a curva será suavizada.

Chamamos de poligonal toda curva formada por segmentos de reta. Uma poligonal pode ser dita aberta, quando tiver extremos, ou fechadas, caso contrário.

5) Freio: Não freie nas curvas
Frear nas curvas é um erro extremamente perigoso, pois pode causar um grave acidente principalmente nas estradas. Também causa um desgaste excessivo dos freios por sobrecarregar todo o sistema. Opte por frear antes de entrar nas curvas para atingir uma velocidade compatível.

7 dicas para fazer curvas mais rápido no Kart Indoor (em qualquer kartódromo)

  1. Vire menos o volante.
  2. Atenção na hora de segurar o volante.
  3. O jeito de virar o volante importa.
  4. Posicionamento do seu corpo.
  5. Encurte a curva.
  6. Aprenda a ouvir e sentir o kart.
  7. Pilote concentrado nos pontos-chave.

- Seta direita acionada - indica que, a princípio, pode-se fazer a ultrapassagem, já que não deve haver nenhum outro veículo vindo em direção contrária.

Não é permitido, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, que os motoristas estacionem onde e da forma que quiserem, visto que isto pode prejudicar outros motoristas ou mesmo bloquear o trânsito. De acordo com o CTB, artigo 181, estacionar a menos de metros de uma esquina é proibido, sendo esta uma infração grave.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

Em meia embreagem e freio, vá virando o volante aos poucos; se o ponto de embreagem estiver naquele ponto em que o carro quiser sair sozinho, só controle pisando no freio, pois o carro já terá algum movimento. Ao soltar o pé do freio, o carro vai começar a andar um pouquinho e você verá para que lado o volante vai.

Confira algumas dicas que o ajudarão a vencer a insegurança e a colocar um ponto final no pânico de dirigir.

  1. Treino e prática. ...
  2. Familiarize-se com o veículo. ...
  3. Opte por horários calmos. ...
  4. Dirija ao lado de um motorista experiente. ...
  5. Dê carona para um amigo. ...
  6. Peça ajuda profissional. ...
  7. Conte com um seguro que te apoie.