Como era a culinária Inca?

Perguntado por: levangelista . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O milho e a batata eram a base da alimentação inca, mas outros itens agrícolas também eram produzidos em grande quantidade, como quinoa e pimenta. A dieta dos incas também incluía carne de cervos e de peixes, por exemplo. A prosperidade da agricultura inca era garantida por uma técnica conhecida como curvas de nível.

Contudo haviam domesticado o algodão, utilizavam a cerâmica, bem como a lã da alpaca e da vicunha para se vestirem. Igualmente, seu alimento sagrado era o milho e estima-se que havia cerca de 200 espécies distintas deste grão.

Conhecidos como andenes ("plataformas", em tradução literal), estas plantações em socalcos estão espalhadas pelos Andes Centrais.

Na cultura inca, a visão de mundo era baseada na dualidade, com elementos opostos – noite/dia, seco/úmido, homem/mulher – que se complementavam. A sociedade funcionava com base em três pilares: o trabalho, a lealdade e a verdade.

Os incas faziam vários objetos utilizando o ouro, principalmente, esculturas de animais, deuses e representações de elementos da natureza. O artesanato inca também foi um elemento importante da cultura. Faziam cestos e redes com fibras vegetais.

As principais culturas vegetais eram as batatas (semilha), batatas doce (batatas), milho, pimentas, algodão, tomates, amendoim, mandioca, e um grão conhecido como quinua. O plantio era feito em terraços e já usavam a adiantada técnica das curvas de nível sendo os primeiros a usar o sistema de irrigação.

Agricultura inca
Para aumentar as áreas cultiváveis, os incas criaram um engenhoso sistema de terraços - espécie de degraus construídos ao longo das montanhas e sustentados por paredes de pedras - que se estendiam pelas encostas íngremes.

Os incas criavam as lhamas para serem usadas como transporte, e as alpacas e vicunhas para obter carne e lã. Já os povos do litoral viviam da pesca. Para controlar a produção e prestar conta dos impostos recolhidos da população, era usado o quipo, em quechua, que quer dizer “nó”.

Fibras, tintas vegetais, madeira, metal e cerâmica eram os principais materiais utilizados pelos incas, que produziam objetos utilitários e de adorno, desde cestos, redes e joias, além de fazerem pinturas em tecidos.

A religião inca era politeísta, com deuses baseados nos elementos da natureza. A política inca era imperial e teocrática. O imperador era tido como descendente direto do deus Sol, Inti, o que lhe garantia poderes absolutos e caráter divino.

Inti

Deus do Sol e principal divindade do panteão inca, Inti era considerado o ancestral de todos os Incas e adorado como patrono do império.

A principal característica da sociedade inca era a
existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Originário do México, o milho é um cereal milenar, conhecido inclusive pelos antigos povos Maias, Incas e Astecas, que usavam a iguaria não apenas como alimento, mas também como oferta aos deuses.

Eles construíram terraços nas montanhas para o cultivo em áreas montanhosas e também desenvolveram um sistema de estradas que conectava diferentes territórios do império. A religião inca era politeísta, com muitos deuses e deusas, sendo o deus do sol, Inti, o mais importante.

quéchua

No Império Inca o quéchua se transformou na língua geral para comunicação entre os povos que falavam diferentes línguas e se consolidou como língua da administração e controle, bem como para a transmissão de saberes5, por isso o conhecemos como a língua dos Incas, embora falassem as línguas puquina e aymara.

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

A agricultura era a base da economia Inca e era altamente desenvolvida, utilizavam as chamadas técnicas de terraço ou curvas de nível. Eles cultivavam uma variedade de alimentos, como batata, milho, feijão, quinoa e tomate, e tinham um sistema de irrigação avançado para garantir a produção de alimentos.

É o caso da civilização Inca, que surgiu na região do atual Peru e se estendeu por um território de mais de 4.000 km, do Equador até o norte da Argentina. Os incas não eram uma tribo ou uma nação. Eram uma família poderosa que, desde o ano 1.200 d.C., governou um reino que tinha sua capital na cidade de Cuzco (Peru).

A comunicação inca era basicamente oral. A língua oficial era o quíchua, embora em alguns territórios do império outras línguas como aimará, tallán e mais fossem usadas.