Como é a culinária do Espírito Santo?

Perguntado por: usubtil . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 14 votos

Entre os pratos típicos mais famosos citam-se a torta capixaba e a moqueca, a muma de siri e a caranguejada. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Espírito Santo.

A moqueca é uma tradição trazida pelos índios há mais de 400 anos e segundo chefs renomados, sua receita atende aos quatro padrões que a gastronomia preza em um prato de qualidade: sabor, cor, perfume e consistência. Numa panela de barro capixaba refogue no azeite, o alho, e metade da cebola, do tomate e do coentro.

Além disso, a moqueca capixaba como patrimônio imaterial vai fortalecer o resgate da identidade e também do valor turístico de um símbolo do Espírito Santo", destacou a historiadora, lembrando que essa iguaria representa 87% dos pratos ofertados em restaurantes do litoral capixaba.

Banana verde e carne. Dessa união inusitada sai o soteco, comida típica da região de Alto Roda D'Água. A receita vem lá do tempo dos escravos e continua sendo feita até hoje.

O Espírito Santo tem uma identidade cultural peculiar, caracterizada pela diversidade. Sua gente é um encontro de índios, negros, portugueses e imigrantes italianos, alemães, pomeranos, austríacos, espanhóis, holandeses, suíços, poloneses, libaneses, entre outros.

O Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon. É responsável por mais de 30% da produção brasileira. Atualmente, existem 402 mil hectares em produção no Estado. A atividade cafeeira é responsável por 37% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba.

O Espírito Santo é um estado muito rico na plantação de frutas. Entre as mais tradicionais estão o abacaxi, a laranja, a manga e o morango.

Congo capixaba é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. tambor de congo, bumbo ou caixa, casaca ou reco-reco, cuíca, chocalho, triângulo e apito.

Boa parte concorda que o capixaba tem sotaque sim. Apontam que a fala do capixaba é mais 'neutra', menos marcada", explica. "Mas o que já sabemos é que todos os lugares têm suas expressões típicas. Queremos fazer um levantamento de verbetes que marcam o capixaba e futuramente fazer um dicionário 'capixabês'", explica.

Têm o costume de comer banana-da-terra, com canela e açúcar e, nas serras, de beber vinho. Os doces são bem variados destacando-se o bolo de mandioca, fubá assado no forno, beijus de tapioca, doces de compota, e refrescos de fruta. Cada região do Estado manifesta seu folclore de forma própria.

Origem do termo Capixaba
Com isso, a população de Vitória passou a chamar de capixabas os índios que habitavam na região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do Espírito Santo.

Portugueses que já tinham hábitos de comer frutos do mar e não consumiam carne na Semana Santa por conta da forte influência católica, tiveram a ideia de juntar mariscos e bacalhau, daí surge a torta capixaba. “A torta foi incorporando ao longo do tempo essa história do Espírito Santo.

A importância da culinária também é reconhecida para a organização social. Foi atribuído a ela o papel de organizar a sociedade, introduzir responsabilidades, compartilhamentos e laços sociais que se estabeleceram com o preparo da comida1,3.

Cozinhar é uma atividade que possibilita aperfeiçoar diversas habilidades ao mesmo tempo. As crianças podem aprimorar matemática, ciências, linguagem, desenvolvimento motor, criatividade, raciocínio lógico e habilidades sociais por meio da culinária na escola.

Além do fato de passar a se alimentar melhor, você também vai ter uma relação mais próxima com a comida quando passar a cozinhar. É que, ao fazer a própria refeição, é normal valorizar mais cada ingrediente e evitar o desperdício por saber quanto custou cada um e como foi trabalhoso terminar determinado prato.

Sete Maravilhas de Cariacica
Entre elas estão: Reserva Biológica de Duas Bocas, Monte Mochuara, Montanhas de Cariacica, Corredeira de Maricará, Estádio Kléber Andrade, a Torre de Santa Maria Goretti e o Santuário de Umbanda Fraternidade Tabajara.

Segundo os antigos habitantes, o nome surgiu da expressão “Cari-jaci-caá”, utilizada pelos índios para identificar o porto onde desembarcavam os imigrantes. Sua tradução é “chegada do homem branco”.

Na sua história, Cariacica foi uma terra que era conhecida como a fazenda que abastecia a capital e as cidades vizinhas, principalmente nas regiões de Roças Velhas, Ibiapaba e Maricará. O então povoado seria elevado a freguesia, se chamando Distrito de São João Batista de Cariacica, apenas na década de 1830.

Entre os destinos estão as tradicionais festividades culturais do Espírito Santo: Festa da Polenta e Festival de Sanfonas e Concertinas.

  • Festival de Concertinas. ...
  • Festa da Polenta. ...
  • Festival de Sanfonas e Concertinas – Santa Teresa (ES) ...
  • Festa da Polenta – Venda Nova do Imigrante (ES)

O Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. Consiste no quarto menor em extensão territorial, desconsiderando-se o Distrito Federal. Possui faixa litorânea de 400 km, e a maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido.