Como era chamado os navios antigamente?

Perguntado por: ifogaca . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
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No início dos descobrimentos, as esquadras se compunham geralmente de caravelas, galeões e naus, embarcações armadas com canhões e movidas a vela. Os navios a remo não foram utilizados nas longas travessias oceânicas, tendo sido usadas pelos vikings no Atlântico Norte e por diversos povos no Mar Mediterrâneo.

Os navios negreiros que transportavam africanos até o Brasil eram chamados de tumbeiros, porque grande parte dos negros, amontoados nos porões, morria durante a viagem.

As embarcações, em geral, eram chamadas de "naus" na época do descobrimento do Brasil, havendo diversos tipos de "naus".

Confira, a seguir, quais são eles e para que servem.

  • Navios graneleiros. ...
  • Navios petroleiros. ...
  • Navios gaseiros. ...
  • Navios frigoríficos. ...
  • Navios porta-containers. ...
  • Navios porta-veículos ou Ro-Ro. ...
  • Navios para cargas vivas.

Santa Maria, Pinta e Niña são as três caravelas em que Cristóvão Colombo navegava quando aportou no continente americano, em 1492.

A principal inovação do período das grandes navegações foi o uso de caravelas, um tipo de embarcação pouco utilizada para explorações. A caravela era um barco pesqueiro, utilizado principalmente ao longo da costa da Europa, mas que também podia ser utilizado em alto mar.

Do mesmo modo, “Santa Maria', 'Pinta' e 'Niña', as três naus da célebre expedição, tornaram-se a partir de então os navios mais famosos da História. Inaugurando o tópico “Navios Célebres”, Diário de Bordo convida a uma viagem a bordo das naus de Colombo.

1. Cada uma das duas peças paralelas que suportam os degraus de um escada. 2. Cada um dos dois braços longitudinais de uma estrutura ou armação (ex.: banzos do andor; banzos do esquife; banzos da maca).

1 Indivíduo que transporta o caixão à tumba. 2 por ext Navio negreiro de pequeno porte que transportava escravos da África para o Brasil, em condições tão precárias e desumanas que boa parte deles morria durante a viagem. ETIMOLOGIA der de tumba1+eiro.

Homens, mulheres e crianças eram transportados amontoados em compartimentos minúsculos dos navios, escuros e sem nenhum cuidado com a higiene. Conviviam no mesmo local, a fome, a sede, as doenças, a sujeira, os agonizantes e os mortos.

No início dos descobrimentos, as esquadras se compunham geralmente de caravelas, galeões e naus, embarcações armadas com canhões e movidas a vela.

Navio negreiro era o nome pelo qual ficou conhecido o barco que transportavam os negros destinados ao trabalho escravo no continente americano entre os séculos XVI e XIX. O primeiro embarque registrado de africanos escravizados ocorreu em 1525 e o último em 1866.

Os navios de guerra tinham uma popa convexa, eram impulsionados por uma grande vela retangular num único mastro, e com dois bancos de remos (birreme). O comprimento era sete vezes maior que sua largura, para carregar o número necessário de tripulantes, remadores e guerreiros.

Um navio cargueiro ou navio de carga é um tipo de navio utilizado para o transporte de cargas. Construídos para carregar cerca 4 000 contentores, estes navios facilmente recebem o título de maior meio de transporte já construído.

Um navio de guerra ou belonave é qualquer tipo de embarcação, fluvial ou marítima que possa ser utilizada em combate. Normalmente eles pertencem às forças armadas de um país.

O navio de linha ou nau de linha foi uma embarcação a vela, de alto bordo, com três mastros e grande número de bocas de fogo, muito usual entre os século XVII até meados do século XIX, com a finalidade de navio de guerra ou embarcação mercante.

No século XIX, as viagens marítimas transatlânticas eram feitas por meio de grandes veleiros que vinham sendo gradativamente substituídos pelos navios veleiro-vapores nas suas últimas décadas.

Quanto maior a densidade, mais pesado é o material. A mesma relação é aplicada para navios, eles não afundam por que possuem densidade menor que a da água.

2 bote, canoa, escaler. A Vapor: 3 vapor. 4 barco, navio, paquete.

Pedro Álvares Cabral saiu da praia do Restelo, em Lisboa, ao meio-dia do dia 9 de março de 1500, uma segunda-feira. Vieram em dez naus e três caravelas, trazendo um total de 1500 pessoas. A viagem levou 44 dias. No dia 22 de abril de 1500, Cabral ancorou em frente ao Monte Pascoal (536 metros de altura).