Como era Barra Bonita antigamente?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

O povoado começou a crescer no entorno do local. No começo do século 20 já se enxergava uma cidade. Com o avanço da Rua Primeiro de Março e sua forçada parada de frente a uma mata fechada, nasceu a Rua Prudente de Moraes, fazendo a cidade “crescer” para a lateral do centro comercial.

História. Por volta de 1883 ou 1886, Barra Bonita recebeu tal denominação, por estar situada às margens do Rio Tietê que encontrava-se com as águas do córrego formando uma barra bonita.

A homologação elevando Barra Bonita à condição de Distrito aconteceu em 19 de dezembro de 1960, através da Lei N º 631/60. A Emancipação Política Administrativa aconteceu através do plebiscito realizado em 10 de Outubro de 1995, através da lei Nº 10.052. Em 29 de Dezembro de 1995 foi elevado à condição de Município.

Em 1755, por meio de Carta régia, a antiga missão de Mariuá foi escolhida como capital, passando a se chamar vila de Barcelos, anos mais tarde a sede foi transferida para o Lugar da Barra, que em 1832 tornou-se Vila da Barra, e em 24 de outubro de 1848, a Cidade da Barra de São José do Rio Negro.

Primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, a Eclusa de Barra Bonita possui 142 Km de comprimento, 12 m de largura e 25 m de desnível. Memorial do Tietê, no centro de Barra Bonita, tem espaço dedicado apenas ao Rio.

BARRA BONITA COMEMORA 136 ANOS COM VÁRIAS ATRAÇÕES - Prefeitura de Barra Bonita.

Município de Barra Bonita
Barra Bonita é uma cidade de Estado do São Paulo. Os habitantes se chamam barra-bonitenses. O município se estende por 149,9 km² e contava com 36 126 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 241 habitantes por km² no território do município.

127V – Campo Grande, Bonito, Corumbá e demais cidades.

O passeio custa R$ 80,00 por pessoa com almoço incluso, você pode comprar o ingresso no local de embarque, no centro da cidade, vale cada centavo gasto.

A distância aproximada é de 300 km.

Barra Bonita fica na região de Bauru e Jaú, no interior de São Paulo, em uma viagem que é possível ser feita de carro com duração de 3h30, pela BR-374.

Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que demandavam o interior do país. O povoado passou a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.

Na Barragem de Barra Bonita funciona uma usina hidrelétrica. A marina local guarda embarcações de pequeno e médio porte. Sua capacidade máxima é de 80 embarcações. A Eclusa de Barra Bonita é utilizada para que as embarcações transponham os desníveis entre os patamares superior e inferior da barragem.

Depois disso, o local ficou oficialmente conhecido como Povoação de São Francisco das Chagas, da Barra do Rio Grande do Sul.

A Barra foi um dos poucos bairros da cidade a nascerem planejados, embora muito do projeto original de Lúcio Costa já tenha sido abandonado. Por isso, é possível se observar, no bairro, ruas largas ao estilo de Brasília, cidade também planejada por Lúcio Costa.

A barra comum (travessa ou tranca, do latim) é um caractere representado pelo sinal /, utilizado na informática para separar as subpáginas de seus domínios maiores, exprimir uma relação entre dois números, assim como criar um efeito de alternância de palavras na gramática.

Se você nasceu na cidade de BARRA BONITA deve ser chamado de BARRA-BONITENSE pelos seus amigos. Agora você sabe o gentílico da sua cidade.

No porto de Barra Bonita por onde passa o Rio Tietê, o visitante encontra um local para momentos agradáveis. Há grandes barcos à disposição dos turistas para longos passeios pelas águas do rio.