Como era feito o teatro no Egito antigo?

Perguntado por: ecosta4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Usavam máscaras e fantasias, cantavam, dançavam e encenavam mas não travavam diálogos. No antigo Egito, além dos deuses, os faraós também eram homenageados com rituais. Com o passar do tempo formaram-se os grandes rituais que futuramente se transformariam em espetáculos.

As peças teatrais, tais como as que conhecemos no mundo ocidental, surgiram na Grécia Antiga, através das mãos de grandes teatrólogos, como Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes.

Resposta verificada por especialistas. O Egito Antigo é um dons precursores do teatro, já que se considera que seus rituais eram cerimônias dramáticas autênticas, sendo um fator comum no surgimento do teatro em todas as civilizações.

Do ponto de vista arquitetônico, a estrutura dos primeiros teatros era parecida. As apresentações eram feitas ao ar livre, em construções de formato semicirculares. Havia um espaço para as representações, chamado de orquestra.

De acordo com levantamentos a primeira peça teatral que se tem acesso ao registro foi escrita na Grécia antiga, no século V (AC), e chamava-se Os Persas, do dramaturgo Ésquilo. Ela foi apresentada pela primeira vez em Atenas e narra a batalha de Salamina, em que os gregos derrotaram a frota persa.

O teatro surgiu na Grécia Antiga, no séc. IX a.C. Consiste em representar uma situação e estimular sentimentos na audiência. A tríade: quem vê, o que se vê e o imaginado é o apoio do drama, pois ele exige uma reflexão propiciada através do ator ou conjunto de atores interpretando uma história.

Foi na Grécia que surgiu a dramaturgia com Téspis que também representou pela primeira vez o deus Dionísio, criando o ofício de ator. Também na Grécia antiga surgiram dois gêneros do teatro a Tragédia e a Comédia. Nas tragédias gregas os temas eram ligados às leis, à justiça e ao destino.

Tespis

Tespis foi o primeiro ator da história do teatro que se tem registro. No século V a.C., o ator deu vida ao primeiro monólogo ao interpretar o deus Dionísio, na Grécia Antiga, em Atenas. A primeira expressão utilizada para denominar a arte de atuar foi o termo “Hipocritès”, do grego, que significa fingidor.

Dentre os elementos que constituem a linguagem teatral estão: personagem, figurino, maquiagem, cenário, sonoplastia, iluminação e objetos de cena.

O teatro teve sua origem no século VI a.C., na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio, deus do vinho, do teatro e da fertilidade.

As obras da arte egípcia eram muito ligadas à religiosidade desse povo. Então, grande parte da obra é feita em homenagem aos deuses egípcios. As obras representavam ainda eventos políticos, por isso o faraó é uma das figuras mais vistas nas obras da arte desse povo.

A principal característica da arte egípcia foi sua fundamental ligação com a religiosidade e mitologia. A pintura egípcia era encontrada principalmente no interior das pirâmides, representando os grandes feitos do faraó, de forma estática e frontal.

Solidez e durabilidade; Sentimento de eternidade; Aspecto misterioso e impenetrável; Imobilidade solene.

O Teatro é uma forma de manifestação artística, geralmente baseado na Literatura, e que emprega recursos das artes visuais e musicais. No Teatro, uma história e seu contexto se fazem reais e verídicos pela representação de atores, para um público de espectadores, geralmente em um cenário montado num espaço cênico.

Dessa maneira, o teatro forma pessoas mais sensíveis, respeitosas, além de colaborar bastante com a formação de pessoas menos preconceituosas, mais tolerantes e com uma visão mais inteligente sobre tudo. Essa arte também tem seu papel fundamental no combate ao preconceito e à discriminação em todas as suas formas.

Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

A palavra "teatro" tem origem na palavra grega "theatron", que quer dizer, conforme as interpretações, "lugar para olhar" ou "o lugar de onde se vê".

Com essas palavras, há quase 2,5 mil anos, o poeta Sófocles começa a contar a história de Antígona aos gregos presentes na Acrópole de Atenas, durante a festa em homenagem a Dionísio, o deus do teatro.

5ª arte – Teatro
O teatro é a linguagem artística em que as pessoas, no caso os atores e atrizes, representam uma história para um público. A manifestação teatral mais parecida com a que conhecemos hoje no Ocidente surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C.

O teatro surgiu a partir do cotidiano do ser humano, através das suas necessidades. O humano primitivo caçava e era selvagem, por isso sentia necessidade de dominar a natureza. Nessas necessidades surgem o desenho e o teatro na sua forma mais primitiva.