Como era o rio Jordão era sujo?

Perguntado por: umarinho3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Certamente nela era colocado tudo, todo tipo de esgoto, pois não existia consciência ecológica como existe hoje. Mas o volume de esgoto era muito pequeno e podemos dizer com certeza que não era o suficiente para tornar as águas desse rio contaminadas a tal pondo de terem "mal odor".

O rio Jordão parará de fluir. O fluxo da água será interrompido e se tornará mais alto, abrindo-se um caminho para que os exércitos de Israel cruzem o rio Jordão.

O nome tem o sentido de “o que corre” ou “aquele que desce”. Este nome é citado no Novo Testamento da Escritura Sagrada, no episódio em que João Batista batiza Jesus Cristo nas águas do Jordão. Este rio, ao longo de toda a Bíblia, foi cenário de vários acontecimentos importantes.

Sobrenome português de origem religiosa, referência ao rio Jordão, em Israel. O nome vem do hebraico yarden, “o que desce” ou “lugar onde se desce” (para beber água), que passou ao grego como Iordanes, daí a Iordan e Jordão. Outra versão afirma que a raiz seria yarad, de “fluir”, de onde viria yurdah, “rio”.

Apanharam doze pedras do meio do Jordão, conforme o número das tribos de Israel, como o Senhor tinha ordenado a Josué; e as levaram ao acampamento, onde as deixaram. 9 Josué ergueu também doze pedras no meio do Jordão, no local onde os sacerdotes que carregavam a arca da aliança tinham ficado. E elas estão lá até hoje.

O povo começa a seguir Josué quando ele cavalga até o começo do leito seco. Josué e o povo hebreu avançam pelo leito seco do rio Jordão. Tibar e Kadmo se espantam ao observar os hebreus cruzarem o Jordão. Todas as tribos de Israel seguem atravessando o Jordão.

As suas margens são marcadas por montanha suaves e verdejantes, e a leste pelas encostas íngremes das colinas de Golan. Desde a antiguidade, várias cidades floresceram em suas margens e foi ao redor deste lago que Jesus passou grande parte de sua vida.

quarenta anos

O povo hebreu, depois da caminhada de quarenta anos atravessando o deserto, chega finalmente à beira do rio Jordão. Do outro lado já era a Terra Prometida, pela qual tanto sonharam. Moisés não estava mais com eles. Morreu antes porque duvidou da força de Deus.

Para o segundo memorial, Josué levantou também doze pedras no meio do Jordão, exatamente no lugar do assento dos pés dos sacerdotes que levavam a Arca do Concerto (v. 9). Esses monumentos serviriam de sinal do poder de Deus entre eles.

Segundo a tradição católica, foi nas águas daquele Rio que João Batista realizou o primeiro sacramento no filho de Deus.

Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica. Veja na reportagem quais são essas tribos, quem são seus líderes e o que elas significam na história.

Trata-se de uma recriação da passagem bíblica que fala sobre o momento em que Josué e os israelitas atravessa o rio rumo a Canaã.

Os 7 milagres do Jordão.

O rio tem profundidade máxima de 17 pés (5,2 m) e largura máxima de 60 pés (18 m). Na maior parte de seu curso o rio se encontra abaixo do nível do mar, chegando a 390 metros abaixo deste nível ao desembocar no Mar Morto.

Naamã deu os sete mergulhos no rio Jordão porque acreditou na possibilidade de ficar curado, mesmo sendo um ato simples; o homem sírio ficou livre da lepra. Ele simplesmente obedeceu e obteve sua cura.

Sim, a distância aproximada de Galileia para Rio Jordão é 66 km. E demora aproximadamente 56 min de Galileia para Rio Jordão de carro.

Josué, auxiliar de Moisés
Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade.

A travessia do Jordão representa a passagem para uma nova fase da vida de fé e obediência, em que o povo de Deus deve confiar no seu Senhor e estar disposto a lutar pelo cumprimento das suas promessas.

Depois de muitos milagres ao longo de um ano de uma jornada difícil pelo deserto, os israelitas finalmente chegaram às fronteiras dessa terra prometida. Números 13–14 conta a história de doze homens, um de cada tribo, que foram enviados para ver como era a terra e quem vivia ali.