Como eram as casas e as lojas antigamente?

Perguntado por: laraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

As primeiras casas comerciais eram o centro de tudo: armazém, correio e até banco. No início da colonização, o intercâmbio comercial se resumia na troca de cereais por artigos ou por animais, dada a escassez de moeda e das dificuldades de transportar os produtos. O lombo dos muares era o transporte de mercadorias.

Casas de madeira pequenas, de três a cinco cômodos, geralmente sem pintura. Este era o modelo típico que mais se via pelo interior do Brasil, onde ainda havia desmatamento, nos anos 1950.

Os homens pré-históricos não tinham casa para morar. Descobriram então que as cavernas e grutas podiam abrigá-los da chuva, do frio, do sol, bem como dos animais perigosos. Esses homens eram conhecidos como nômades, pois não tinham moradia fixa.

Até o anos de 900 a.C., a maioria de suas edificações era feita em madeira, barro e palha. Só no período de mais alto desenvolvimento econômico e cultural dessa civilização antiga é que outras matérias-primas passaram a ser utilizadas.

Arquitetura Colonial no Brasil
O registro do surgimento das primeiras vilas no Brasil data de 1711. Na época, era comum a construção de estruturas em taipa de pilão e de pau-a-pique. Mas com a influência cada vez maior dos estrangeiros, logo se adotaram também as alvenarias de pedra e de tijolos de adobe.

Segundo as leis da física, o ar quente de um ambiente sobe enquanto o ar frio desce e é por isso que o pé direito das casas tradicionais eram tão altos. Mantinham um clima agradável no ambiente e tinham a função de fazer com que o ar quente saísse por entre as telhas que também possuíam suas peculiaridades.

Casas de pau a pique, palafita, barracos, construção de alvenaria, condomínios de casas, edifícios e mais. Veja exemplos e fotos para ilustrar e uma breve definição de cada um deles. Existem diversas formas de moradias, das mais simples e improvisadas até as mais modernas e complexas.

Assim como a palafita, o pau a pique é uma das técnicas construtivas mais antigas quando falamos de diferentes tipos de casas. Também conhecida como taipa de mão, a técnica consiste no entrelaçamento de madeiras que formam vãos. Essas aberturas, posteriormente, são preenchidas com barro.

Típico de casas construídas na década de 1930 era uma casa com um piso plano e cômodos pequenos. Como você pode ver, a maior parte do mobília e decoração não mudou ao longo das décadas, por isso não é nenhuma surpresa que esta casa tivesse uma extrema necessidade de transformação.

Casa Martim Afonso

Construção mais antiga do Brasil - Casa Martim Afonso.

Na arquitetura dos anos 70, as casas eram todas com o plano aberto e os espaços como a entrada, sala de estar e cozinha se conectavam. Os arquitetos da década estavam claramente à frente de seu tempo, já que esse tipo de configuração ainda é super popular hoje.

Era fato estabelecido que a casa devesse permitir aos moradores contacto direto com o ar, luz e jardim: devia ser para uma família única, não ter menos de 30 metros quadrados, no primeiro período, nem mais de 80 metros, em seu estado definitivo, e ser de construção insulada ou encostada a outra igual."

Cortes e abordagens mais ousadas e surpreendentes, foi assim a decoração de interiores da década. As casas eram preenchidas por cores, papel de parede, formas geométricas e muitos tapetes.

Mas a longa jornada de moradias humanas vem desde 25 mil anos A.C., quando os homens passaram a viver em cavernas. Desde então, vivemos em tendas, casas de barro, pedra e madeira, em edifícios e até alguns lugares meio estranhos, como as casas modernistas dos anos 50.

Normalmente se entende que a casa surge como elemento fundamental da constituição da vida humana no momento em que o ser humano abandona o nomadismo e passa a abrigar-se em sítios específicos.

Começaram com as cavernas e abrigos feitos com recursos da natureza, a utilização de pedras nas construções de grandes castelos e da alvenaria nas casas dos camponeses. Em seguida, na Idade Moderna, iniciaram-se as construções de sobrados com tijolos, telhas, alvenaria e madeira.

1. Göbekli Tepe (entre 8.400 a.C. a 12.000 a.C) O nome desta construção pode ser traduzido do turco como algo como “monte com barriga” e ela fica no sudeste da Turquia. No topo dessa colina havia um santuário cujos restos atuais são pilares de 3 a 6 metros de altura e com 10 toneladas.

Göbekli Tepe

A construção mais antiga da história que mudou ideias sobre origem das civilizações. Göbekli Tepe, na Turquia, foi construído por um povo pré-histórico há mais de 11 mil anos, bem antes do período Neolítico, quando começaram a ser construídos os primeiros templos.