Quais eram as atividades de lazer de antigamente?

Perguntado por: eapolinario2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias. Mas hoje as crianças não devem nem saber o que são essas brincadeiras.

Antigamente as brincadeiras eram nas ruas, com o pião, amarelinha, passa anel, mamãe da rua, pega-pega, pique esconde, cobra-cega, empinar pipa e muitas outras. Hoje em dia, por mais que algumas dessas brincadeiras ainda estejam presentes na vida das crianças, ocupam menos tempo do que outras.

As gerações dos anos 1950 e 1960 brincavam muito na rua. Com brincadeiras que são conhecidas até os dias de hoje, como “Esconde-Esconde” (ou Pique-Esconde); “Amarelinha”; “Passa-Anel”; “Taco” e “Adivinhação”. As meninas tinham também bonecas de pano e se divertiam muito com elas.

São consideradas atividades físicas de lazer aqueles exercícios cuja prática não é obrigatória e nem tem data e horário certo para acontecer. São atividades como esportes amadores, caminhadas ou corridas ao ar livre e um passeio de bicicleta, por exemplo.

Dumazedier (1980) distingue cinco categorias de acordo com o conteúdo das atividades de lazer assim descritas pelos seus interesses: físicos, artísticos, intelectuais, práticos/manuais e sociais.

Caminhar, andar de bicicleta, skate, patins. Jogar baralho, dominó, jogos de tabuleiro. Basta escolher uma opção, pegar os materiais que precisar e ir pra rua!

As brincadeiras antigas para crianças mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa… Tudo isso fazia parte do seu cotidiano e assim elas se divertiam por horas e dias.

Brincadeiras de rua antigas. Não é só do “nosso tempo”. Tem brincadeira de rua com tradição que volta a muitas gerações atrás. Amarelinha, brincadeiras de roda, pega-pega, esconde-esconde, pião, cinco marias, bolinha de gude e elástico são alguns dos exemplos.

No início, os jogos eletrônicos eram bastante simples, com gráficos básicos e sem som. William A. Higinbotham criou um dos primeiros videogames, Tennis for Two (“tênis para dois”), em 1958. O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Para relembrar a infância e fazer um passeio pela história, listamos a origem de 6 brincadeiras populares:

  • Cabra-cega. Cuidado com a mão boba. ...
  • Cara ou coroa. Quando: aproximadamente 300 a.C. ...
  • Joquempô Quando: entre 206 a.C. e 220 d.C. ...
  • Par ou ímpar. Quando: aproximadamente 200 a.C. ...
  • Jogo da Velha. Quando: 1 a.C. ...
  • Amarelinha.

Por volta de 1920 e 1930, as crianças adoravam, por exemplo, brincar na rua, principalmente de assustar os outros. Os meninos eram os donos das cenas de terror. “Eles pegavam um mamão verde, tiravam a polpa, faziam olhos, boca e colocavam uma vela acesa dentro.

Dentre as cantigas mais conhecidas, estão Escravos de Jó, Atirei o pau no gato, O cravo e a rosa, Sapo Cururu e a tradicional Ciranda, cirandinha.

Quase 40% tinham como principal imagem do jovem de sua época: jovens que abandonavam o estudo para trabalhar; quase 20% apontou a aparência rebelde no modo de vestir e de se pentear. Formas de lazer: para 27% era o cinema e 16% indicou reunião na casa de familiares.

Utilizando como critério a participação das pessoas no lazer podemos distinguir dois tipos de lazer:

  • Lazer ativo: Lazer em que o participante é receptor e emissor de estímulos.
  • Lazer passivo: Lazer em que o participante é unicamente receptor de estímulos.

Alguns exemplos são cinema e teatro; as artes; decorações; prática de esportes e caminhadas; artesanatos; costura; jardinagem; leitura; e viagens e passeios. “Existem atividades de lazer para todos os gostos.

Segundo Dumazedier (2000), as três funções mais importantes do lazer são: o descanso pós-fadiga do trabalho, o divertimento que é representado pela recreação e o entretenimento ligado ao tédio da rotina, e finalmente o desenvolvimento como construção individual e social.

Estas funções do lazer também são conhecidas por 3ds (descanso, divertimento e desenvolvimento).

O lazer como conceito passou a ser discutido após a Revolução Industrial, antes disso, o que havia eram discussões sobre o tempo de ócio, o não trabalho. O lazer só conseguiu espaço a partir do Século XIX, com a mudança de comportamento de toda uma sociedade com relação ao trabalho, tendo início nos países europeus.

O lazer está ligado à realização das virtudes desinteressadas do homem, concebido como um fim em si, em relação ou em contradição com as necessidades da sociedade. Em complemento, diz-se que o lazer possui três funções principais: divertimento, descanso e desenvolvimento pessoal (Dumazedier, 1974).

Estas atividades são prazerosas para os usuários, pois estimulam a convivência grupal e a socialização, prevenindo e determinando o isolamento social. Como modalidades desenvolvidas são variadas, um exemplo: jogos de mesa (dama e dominó), futebol, vôlei, atletismo, dentre outros.