Como escrever quiser com z ou s?

Perguntado por: efogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

A forma correta é quiser. É uma forma do verbo querer. Este verbo não apresenta qualquer forma grafada com a letra z: quiser, quis, quisemos, quisessem, quiseramos...

substantivo deverbal Ação de querer, de ter a intenção, o desejo ou a vontade de: ele que se candidate ao cargo se quiser ser presidente.

Querer é o verbo no infinitivo usado em frases referindo a terceira pessoa marca a impessoalidade. Quiser é o verbo querer no futuro do subjuntivo e expressa uma dúvida e pode ser empregado em primeira pessoa ou terceira pessoa.

Então, vamos lá: a palavra “quis” é a primeira e a terceira pessoas do singular do verbo “querer”, no pretérito perfeito do indicativo. Já “quizou “quizz”, é um substantivo que se refere a um teste ou jogo feito de perguntas de múltipla escolha.

A consoante s é usada entre vogais, assumindo o som z nas seguintes situações: Em palavras terminadas em -oso, -osa, -esa, -isa, -ose, -ise, -ase, -ese: -oso: ansioso, presunçoso, pretensioso, prazeroso, majestoso. -osa: majestosa, glamourosa, ansiosa, presunçosa, pretensiosa.

Quando se trata da conjugação QUISER, o correto é falar “se eu quiser”, “quando eu quiser”, se referindo sempre ao futuro, ou a algo que ainda poderá ocorrer.

Pode vim ou pode vir
Levando em consideração as regras apresentadas, fica fácil entender o jeito correto. Sempre utilize a forma “pode vir”.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Ter intenção de: 2 pretender, tencionar, intencionar, intentar, planear, planejar, pensar, contar, programar, projetar, cogitar.

Você pode falar o que quiser de mim, bem ou mal não ligo. Eu sei quem eu sou e você nunca vai conseguir me mudar. falem o que quiser, não vão me controlar... Pode falar na minha cara que pra mim não fará sentido.

O correto é usar "Se você quiser", porque a frase está expressando uma possibilidade, logo deve-se usar a flexão do verbo querer no futuro do subjuntivo.

O verbo querer é um verbo irregular, apresentando alterações no seu radical e nas suas terminações quando conjugado. Em diversas formas verbais, o radical quer- transforma-se em quis-: nós quisemos, eles quiseram, quando eles quiserem, se eu quisesse,...

Teve pretensão de: 1 contou, pensou, pretendeu, intentou, planejou, planeou, tencionou, intencionou, programou, projetou.

Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.

Palavras relacionadas: prezado, azia, batizado, catequizar, juízo, natureza, vizinho, gentileza, fortaleza, coalizão, deslize, buzina, vazio, realizar, utilização.