Como está o meio ambiente 2022?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

A Amazônia Legal registrou, só no primeiro trimestre de 2022, o maior número acumulado de alertas de desmatamento na história do monitoramento feito pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo os dados da plataforma Terra Brasilis, do Inpe, o total chega a 941,34 km², maior índice desde 2016.

Destruição de florestas, poluição de rios e mares, e o perigo do desaparecimento de espécies, por exemplo, são alguns dos pontos que impactam na sobrevivência de ecossistemas inteiros e na manutenção da biodiversidade. Por isso, precisamos, de verdade, mudar nossos hábitos e repensar a forma como vivemos atualmente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos municípios brasileiros apresentam problemas ambientais, e entre os mais relatados estão as queimadas, desmatamento e assoreamento.

Ambiente. A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.

As disparidades na exposição à poluição do ar estão aumentando em todo o mundo, especialmente porque os países de baixa e média renda estão enfrentando níveis cada vez maiores de poluição do ar por causa da urbanização em grande escala e do desenvolvimento econômico que depende amplamente da queima de combustíveis ...

Impactos ambientais

  • Contaminação do ar, água e do solo.
  • Chuva ácida.
  • Lixo: produção e impactos. Entre os assuntos estão os plásticos e o fenômeno da eutrofização.
  • Redução da biodiversidade. Destruição de habitats naturais da fauna. ...
  • Aquecimento global. ...
  • Impactos causados pela atividade agrícola moderna.

O meio ambiente diz respeito ao conjunto de elementos e processos biológicos, químicos e físicos responsáveis pela vida no planeta Terra. Compreende os seres humanos e as transformações que eles impõem aos espaços naturais. É composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera.

Os principais problemas ambientais brasileiros são queimadas, desmatamentos e assoreamento de rios. São comuns também a poluição do solo, da água e da atmosfera. O desmatamento, um dos problemas ambientais mais comum no nosso país, diz respeito à retirada da vegetação de um local.

Outros importantes tratados e acordos internacionais voltados ao meio ambiente são: Protocolo de Montreal: objetivo de reduzir a emissão de produtos que causam danos à camada de ozônio. Protocolo de Kyoto: objetivo de mitigar o impacto dos problemas ambientais, por exemplo, das mudanças climáticas do planeta terra.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

Apesar dos investimentos de vários países em energias renováveis e sustentabilidade, o mundo pode viver uma "catástrofe ambiental" em 2050, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano 2013, apresentado nesta quinta-feira (14) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

Muitas pesquisas mostram que o meio ambiente teve ganhos significativos com a advento da Covid-19 que se disseminou pelo planeta causando a morte de milhares de pessoas e contaminando milhões de seres humanos em todos os continentes.

Não é preciso muito: atitudes simples no dia a dia podem ajudar a minimizar os danos causados no meio ambiente.

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

Como consequência, temos o impacto gerado pela tecnologia no meio ambiente, que inclui o uso indevido e a devastação de recursos naturais. Na prática, até então, o mundo foi prejudicado de duas maneiras principais: poluição e esgotamento dos recursos naturais.

Como você pode notar, se continuarmos destruindo o meio ambiente os animais e as plantas terão dificuldades para sobreviver, e como nossa vida depende deles, o mesmo acontecerá conosco. E não é apenas porque a destruição da natureza provocaria nossa morte que o meio ambiente é tão importante para nós.