Como estimular jogo simbólico?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Para exemplificar maneiras de realizar o jogo simbólico, podem ser utilizadas situações do dia-a-dia, como incentivar a dar comida para as bonecas, com o intuito da criança aprender a comer sozinha, ou lavar os animais de brinquedo para que ela aprenda sobre as etapas do banho.

O jogo simbólico é frequentemente uma imitação da realidade, por isso, ele auxilia no desenvolvimento da observação e da imitação. Isso permite trabalhar o pensamento abstrato e fingir experienciar o que o outro experimenta.

O jogo simbólico aparece na sexta fase da inteligência sensório-motora, alcança seu apogeu no período pré-operatório e declina no período das operações concretas. No jogo simbólico a criança transforma um objeto num outro ou atribui à sua boneca ações semelhantes às suas.

Segundo Piaget, a partir dos 2 anos de idade, a criança ultrapassa a barreira da simples perceção, em que necessita do contacto direto com o real, para aceder a um nível de representação pela interiorização da imitação, favorecida pela função simbólica. Tem acesso a representar o mundo na sua cabeça.

Com relação ao jogo, Piaget (1998) acredita que ele é essencial na vida da criança, pois prevalece a assimilação. No jogo, a criança se apropria daquilo que percebe da realidade. O jogo não é determinante nas modificações das estruturas, mas pode transformar a realidade.

Esquema simbólico é definido como a repro- dução de um esquema sensório-motor fora do seu contexto e na ausência do seu objetivo habi- tual para representar uma determinada ação ou objeto.

Para Piaget, a função simbólica é assim a capacidade de evocar objetos ou situações através de várias ações.

Piaget (1978) aponta três sucessivos sistemas de jogo: de exercício, simbólico e o de regras.

As atividades simbólicas favoreceram a ampliação da língua de sinais e acessos iniciais à escrita, abrindo espaço para a consolidação de signos e para o desenvolvimento de linguagem.

As especialistas também passaram outras dicas para incentivar as crianças a desenvolverem suas próprias brincadeiras:

  1. Brincar todos os dias um pouco, em tempo determinado. ...
  2. Sugerir a brincadeira. ...
  3. Deixar brincar por perto. ...
  4. Dar brinquedos que estimulem a participação da criança. ...
  5. Participar só quando for chamado.

Para melhorar esse brincar podemos pensar em algumas situações que os auxiliam nessa construção.

  1. invista em dar função ao brincar. ...
  2. Use o corpo. ...
  3. Crie personagens. ...
  4. Organize cenários para a brincadeira. ...
  5. Represente músicas.

Sabendo-se que uma característica do símbolo é ser pessoal, a linguagem simbólica traduz as experiências íntimas como os sentimentos, pensamento e paixões por meio de imagens e símbolos que nos remetem ao mundo vivido.

Segundo Piaget, o desenvolvimento se dá em quatro períodos: sensório-motor (até 2 anos), pré-operatório (de 3 a 7 anos), operatório concreto (de 8 a 11 anos) e operatório formal (a partir de 12 anos).

Jogos Populares são aqueles conhecidos também como jogos de rua ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular. Entre eles, podemos destacar: queimada, amarelinha, rouba-bandeira, boca-de-forno, mãe-da-rua, pega-pega, entre outros.

O pensamento simbólico nos permite falar sobre o que aconteceu no passado, bem como levantar hipóteses sobre o que pode acontecer no futuro. Ou seja, ele nos permite sair da situação atual para evocar outra realidade, passada ou futura.

62). Assim, para Vygotsky nenhuma brincadeira lúdica é livre de organização ou mesmo realizada por qualquer motivo, elas não estão ligadas somente ao prazer que proporcionam. Ao estabelecer relações entre o real e o faz de conta, a criança acaba desenvolvendo a criatividade.

Sendo assim, Piaget define jogos de exercício como podendo ser jogos de exercício de pensamento como jogos sensório-motores, sendo que ambos estão relacionados ao prazer funcional ou “à tomada de consciência de novos poderes” (XAVIER).

Nos relatos sobre a brincadeira infantil Vygotsky (1991) afirma que esta é uma situação imaginária criada pela criança e onde ela pode, no mundo da fantasia, satisfazer desejos até então impossíveis para a sua realidade. Portanto, o brincar “é imaginação em ação” (FRIEDMANN, 1996).

Jogo simbólico, também chamado de faz-de-conta, caracteriza-se por recriar a realidade usando sistemas simbólicos, ele estimula a imaginação e a fantasia da criança, favorecendo a interpretação e ressignificação do mundo real.

É fácil notar que brincar não significa apenas diversão, mesmo ela fazendo parte desse processo. Além de se divertir, a criança desenvolve a memória, a concentração e alguns traços de sua personalidade.

O Simbólico é esta dimensão que nos marca, nos nomeia e nos reconhece na condição de sujeitos falantes e que assim sendo nos leva a verificar algo de larga envergadura clínica: antes de falarmos, de termos capacidade de manuseio da língua (e seus efeitos de sentido) somos falados.