Como estudar para Receita Federal do zero?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Como estudar para o Concurso da Receita Federal? 8 dicas

  1. Escolha os materiais e disciplinas.
  2. Pondere se o cargo de Analista é suficiente para você
  3. Dedique-se às disciplinas de Exatas.
  4. Complemente o seu ciclo de estudos gradativamente.
  5. Assista a aulas para o Concurso da Receita Federal.
  6. Revise o conteúdo estudado.

Historicamente, a prova da Receita Federal é uma das mais difíceis do país, seja pelo nível de complexidade das questões, seja pela amplitude de conteúdos a serem abordados.

A previsão é que o edital da Receita Federal seja publicado até o fim do ano! Caso a prova deste concurso fosse ocorrer em 1 dezembro e você conseguisse estudar por dia 04 horas líquidas, até lá (considerado que hoje é dia 14/07/2022) você teria 140 dias de estudo.

A prova objetiva e a prova discursiva serão realizadas em todas as capitais do país, em 19 de março de 2023.

Para ser aprovado para o cargo de Auditor o candidato deverá ter um profundo conhecimento das mais diversas disciplinas. Não à toa, o certame é tido como um dos mais desafiadores do Brasil, exigindo dos candidatos um altíssimo nível de constância e dedicação.

Alguns dos concursos públicos considerados mais difíceis incluem a Magistratura, Procuradoria, Delegado de Polícia, Analista Judiciário do TRT, Analista de Sistemas da Receita Federal e Controlador Geral da União.

No edital Receita Federal 2022 consta que a prova objetiva de Analista-Tributário também será composta de 140 questões distribuídas em 11 disciplinas divididas entre Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos com aplicação nos turnos da manhã e tarde.

Para o cargo de Auditor-Fiscal, as matérias mais cobradas são Direito Tributário e Legislação Aduaneira. Para o cargo de Analista Tributário, trata-se do Direito Tributário, seguido da Fluência de Dados.

“O analista tributário exerce funções auxiliares, mas de grande importância para a administração tributária. Já os auditores são responsáveis pelos lançamentos tributários e pelos procedimentos de fiscalização nas empresas”, explica.

Quem trabalha na Receita Federal pode seguir carreira em três áreas: a administrativa, a de auditoria fiscal e a de análise tributária. A primeira classe refere-se a profissionais que cuidam dos processos administrativos do órgão.

Quais são os requisitos: Os interessados no concurso da Receita Federal devem ter diploma de graduação registrado e fornecido por uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Segundo o edital, pessoas com formação em qualquer curso de ensino superior estão aptas para participar do concurso.

e a um mito. envolvendo. concurso público uma Mística que se criou uma ideia que está no imaginário de todo mundo é possível ser aprovado em três meses não é quatro não é do nada.

Para concorrer em qualquer concurso da Receita Federal basta ter qualquer curso de graduação (nível superior). Isso mesmo, afinal, o órgão só tem dois cargos em seu quadro principal e todos eles têm essa exigência, sendo eles: o auditor-fiscal e o analista-tributário.

Foram 156.373 inscrições, sendo 53.517 para o cargo de Auditor Fiscal e 102.856 para Analista Tributário. Nas tabelas abaixo é possível conferir a relação de inscritos para as vagas de ampla concorrência, negros e PcD, assim como a demanda geral.

140 questões

Como será a prova objetiva do concurso Receita Federal? A prova objetiva será composta por 140 questões de múltipla escolha com cinco alternativas cada e apenas uma resposta correta.

A ministra Esther Dweck sinalizou que há uma demanda de novo concurso Receita Federal, que está sendo avaliada para o ano de 2024. Saiba mais! Um novo concurso para a Receita Federal já está no radar do Governo Federal e pode ser realizado em 2024.