Como eternizar Orquidea?

Perguntado por: esiqueira . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Deixe as flores durante 48 horas inseridas na sílica gel. Após esse prazo, retire as mesmas com uma pinça. Utilize um pincel seco para limpar as flores. Esse método preserva bastante a cor da flor, pode ser utilizado com orquídeas, hortênsias, ixora, etc.

É só preservar as flores em resina e usar o resultado como decoração, peso de papel ou presente em ocasiões especiais! Comece desidratando algumas flores por cinco a dez dias para que elas mantenham sua cor vibrante. Depois disso, dá para você terminar o projeto dentro de quatro ou cinco horas. É bem simples!

Se quiser cultivar a planta em vaso de plástico – pode até usar o mesmo em que ela veio, desde que bem desinfetado com água sanitária –, faça alguns furos nas laterais para que as raízes possam respirar e o excesso de umidade não prejudique sua orquídea. Os furos precisam ter pelo menos 1 cm cada.

2 – Coloque o substrato
Você encontra solos específicos para orquídeas, com musgo, substância mais adequada para a planta com uma beleza exuberante. Assim que tiver o substrato em mãos, é só forrar o fundo do vaso com uma camada de pedras ou até de cacos de telhas para facilitar a drenagem.

Pois bem, quer ver suas orquídeas saudáveis, com floração contínua e vigorosa? Use canela! Além de estimular a floração, ela age como um poderoso bactericida e fungicida.

Não há outras contraindicações, já que a maior parte das espécies se dá bem com a adubação com casca de ovo, embora algumas, como Azaleia e Orquídeas, não apresentem muita evolução com o uso dessa alternativa.

Passe uma ou duas borrachinhas nos caules das flores para juntar todos. Depois, amarre um pedaço de fio dental (sem sabor) na base das plantas e pendure-as de ponta-cabeça em um cabide. Isso serve para preservar a forma das plantas, que acaba se desfazendo com o peso quando elas estão em posição normal.

A resina epóxi nos permite transformar flores reais em belas peças de arte e joalheria que podem durar uma vida inteira.

Misture 60 ml de laca e 90 ml de álcool desnaturado em um balde.

  1. Não use a laca antes de eventos de exibição de rosas.
  2. O álcool desnaturado costuma ser usado como produto de limpeza, mas é tóxico quando ingerido. Portanto, use equipamento de proteção e lave bem as mãos depois de manuseá-lo.

Coloque as folhas entre as páginas de um livro pesado.
Use um livro grande o suficiente para cobrir completamente as flores; se ficarem algumas pontas para fora das páginas do livro, elas não serão prensadas. Coloque as flores mais perto do final do livro para que a maior parte do peso dele fique em cima das flores.

Como secar flores no forno

  1. Step 1. Arrume as flores em uma camada única em um forma ou assadeira sem gordura. ...
  2. Step 2. Ligue seu forno na temperatura mais baixa. ...
  3. Step 3. Coloque a forma dentro do forno. ...
  4. Step 4. Deixe as flores no forno por várias horas. ...
  5. Step 5. Deixe que elas fiquem na forma fora do forno durante a noite.

As orquídeas, especialmente as Phalaenopsis, gostam dos ambientes mais frescos e com boa ventilação. Aliás, elas são muito sensíveis ao sol direto e sequer conseguem se recuperar dos danos do sol: se for em excesso, as folhas vão sofrer queimaduras e cair.

De toda forma, o melhor lugar para cultivar orquídeas dentro de casa é a no máximo 2 metros de distância de uma janela. Se as plantas forem do tipo que gostam de sol direto, como o Dendrobium aí da foto, você precisará oferecer umas 4 horas de sol por dia, de preferência o da manhã.

Dessa forma, para as epífitas, o substrato ideal é aquele poroso, composto de casca de pinus, carvão picado, fibra de coco, isopor, esfagno, etc., para as terrestres, terra vegetal, turfa, areia, composto orgânico e para as rupícolas, material poroso misturado à pedriscos.

Salvo casos de orquídeas rupícolas, aquelas que naturalmente crescem em pedras, não tem sentido usar apenas carvão como substrato. A maioria das espécies que cresce em árvore prefere substrato comum de orquídeas, com pedacinhos de casca de pínus, chips de coco e carvão, em pequenas quantidades.

Posso utilizar terra nos vasos de orquídeas? Inicialmente a resposta é NÃO, pois a maioria das orquídeas são epífitas. Entretanto pode ser um sim, desde que sua orquídea seja terrestre ou tenha uma resistência muito grande a umidade, o que é muito incomum para plantas desse grupo.

Adubo balanceado tipo NPK 20-20-20 é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.

Quem diria que a canela em pó tem poderes mágicos, hein? Pois é, a especiaria tão usada em dietas de emagrecimento também tem usos na jardinagem: ela protege as plantas de fungos e bactérias e ainda estimula as orquídeas a darem mais flores.