Como eu sei que um fusível está queimado?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Se o fusível estiver queimado, não haverá leitura alguma. Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando.

Os fusíveis são equipamentos de segurança que impedem a passagem de corrente quando há uma sobrecarga em um circuito elétrico. Assim, quando há uma passagem de corrente maior do que o fusível suporta, ele queima, impedindo que essa sobrecarga chegue ao circuito.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Nunca troque um fusível de uma amperagem por outro de amperagem maior ou menor, isso pode sobrecarregar o sistema e ocasionar um curto-circuito e até mesmo um pequeno incêndio.

O fusível térmico se rompe em certas temperaturas (cada fusível tem sua temperatura de rompimento). Em nossas mesas utilizamos fusíveis que se rompem antes da mesa atingir uma temperatura que poderia queimá-la. Importante: A temperatura que consta no fusível não é a temperatura de rompimento da mesa.

Eles não têm um prazo de validade, mas sua vida útil acaba quando há sobrecarga de eletricidade e eles se rompem. Neste caso, basta trocar o fusível danificado por um novo. Como saber qual fusível está danificado? Para identificar o fusível queimado basta olhar o manual do veículo.

Existem vários tipos de fusíveis no mercado que variam de acordo com a sua aplicação, característica de funcionamento e tamanhos. Eles são divididos em duas classes, os de ação ultrarrápidos, utilizados na proteção de semicondutores, e de ação retardada usado na proteção das demais cargas.

Essa pequena “peça” tem a importante função de proteger o sistema elétrico de sobrecargas que possam causar danos.

Os disjuntores normalmente são projetados para atender às necessidades da indústria pesada. Já os fusíveis são mais utilizados em circuitos domésticos e na indústria leve.

Para fusíveis térmicos com temperatura acima de 120°C é recomendada a soldagem em 2 segundos. Para os dois casos, recomendamos a utilização de crimpagem afim de não correr riscos de danificar as propriedades de funcionamento do fusível térmico. Solda mínimo de 20 mm do corpo e corte térmico.

Você usa a seguinte formula: P(carga)= V(carga)*I(carga). Se Tensão da rede for 220V a corrente é menor que a corrente para 127V. Como os cálculos são superficiais o valor do fusível adotado deve o valor mais próximo acima do valor calculado! Abraço!

Fusível é um dispositivo de segurança que tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, quando a corrente ultrapassar o limite permitido pelo fusível, este evita que ocorra um curto-circuito.

Funcionamento dos fusíveis
Os fusíveis funcionam como itens de segurança, interrompendo a passagem de corrente elétrica. Quando eles são atravessados por uma corrente elétrica com amperagem maior que a suportada, o elo fusível se funde, cessando a passagem de corrente para o restante do circuito.

Em resumo, os fusíveis são dispositivos de proteção utilizados para proteger circuitos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos.

Fusíveis – dispositivos de proteção contra “sobre corrente” ou “curto circuito” Fusível é um dispositivo de proteção contra “sobre corrente” ou “curto circuito” em circuitos elétricos.

Fusíveis térmicos são normalmente encontrados em aparelhos elétricos que geram calor, como secadores de cabelo e cafeteira ou em motores elétricos.

Um fusível térmico é um dispositivo de segurança elétrico que interrompe a circulação de corrente elétrica quando aquecido a determinada temperatura, específica. Um fusível térmico é um dispositivo de proteção que utiliza uma única ligação.

O fusível é um elo por onde passa a corrente, ele aquece se a variação da corrente for acima do padrão para o qual foi projetado. Para que o fio de um fusível seja ideal é preciso que o mesmo tenha baixo ponto de fusão, alta resistência específica.

Por exemplo, você pode encontrar um fusível que trabalhe numa tensão máxima de 150V e corrente máxima de 2A. Ou pode encontrar um fusível de 250V e 1A. Isso depende da tensão da rede de alimentação e do consumo nominal (nominal = para qual foi projetado) do aparelho.

Potencia/Voltagem=Amperagem Então... 110w/12 =9,16 Amperes (A). Cada lâmpada consome 55W / 12V = 4,58 (A) (2x 24,58=9,16). Portanto, um fusível de 15 Amperes está ótimo pra evitar que qualquer sobrecarga queime seu veículo por inteito.