Como saber se o fusível está?

Perguntado por: icavalcante . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
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Se o multímetro estiver ajustado para medir corrente elétrica, você notará um sinal sonoro contínuo enquanto mantiver as ponteiras nas extremidades do componente. Isso significa que o circuito está fechado e o fusível está funcionando.

Eles não têm um prazo de validade, mas sua vida útil acaba quando há sobrecarga de eletricidade e eles se rompem. Neste caso, basta trocar o fusível danificado por um novo. Como saber qual fusível está danificado?

Curva característica: é a apresentação da relação entre o tempo necessário para a interrupção devido a corrente. Essa curva determina se o fusível é rápido ou retardado, dependendo do tempo de atuação.

O curto-circuito pode causar incêndios e vários danos aos equipamentos elétricos e justamente por isso que os fusíveis são tão utilizados. Os fusíveis são dispositivos usados para proteção contra sobrecorrente, curto-circuito e sobrecarga de longa duração.

O instrumento usado foi é o multímetro digital. No procedimento normal, costuma-se retirar os fusíveis do circuito e testá-los um a um.

Normalmente, a caixa de fusível fica no cofre do motor ou embaixo do painel.

Fique atento para um detalhe: jamais coloque um fusível com amperagem maior que a indicada pelo fabricante do veículo. Em caso de sobrecarga de energia, o componente não se romperá e isso pode provocar superaquecimento da fiação e até mesmo um incêndio.

Tabela de fusíveis (cores e amperagens):
Vermelho – 10 Amperes. Azul – 15 Amperes. Amarelo – 20 Amperes. Transparente – 25 Amperes.

Isso significa que ele tanto pode não suportar a carga do circuito, como ser muito forte, e nesse caso o curto pode espalhar pela fiação, pois o fusível não queima. Não troque fusíveis de lugar. Pode ser um tiro no pé, aumentando os possíveis defeitos do carro. Um fusível não pode ser adaptado.

A maioria dos equipamentos é vendida com tensão selecionável (bi-volt), para 110V ou 220V (em geral há uma chave para selecionar a tensão desejada). O normal é as fabricas deixarem configurados o aparelho em 220V, e inclusive o fusível também para 220V.

Os fusíveis retardados são empregados na proteção de motores, devido a corrente de partida girar em torno de três a oito vezes o valor da corrente nominal. Pode ser feito de chumbo ou de cobre recoberto de zinco.

Os fusíveis funcionam como itens de segurança, interrompendo a passagem de corrente elétrica. Quando eles são atravessados por uma corrente elétrica com amperagem maior que a suportada, o elo fusível se funde, cessando a passagem de corrente para o restante do circuito.

Este fusível é utilizado por quase todas as industrias automobilísticas para proteção de circuitos eletrônicos e módulos de som que exijam grande potência, e por ter um tamanho maior possui uma melhor dissipação de calor.

Então, um fusível de dez amperes vai ser sempre vermelho, enquanto um de quinze vai ser sempre azul (Veja uma tabela mais completa no final deste post). A amperagem é a capacidade que o fusível tem de suportar carga sem queimar.

Limpar os fusíveis
Para limpar contactos elétricos, como é o caso dos fusíveis, utiliza o WD-40 Specialist Limpa Contactos. Este produto foi especialmente desenvolvido para limpar eficazmente os contactos dos equipamentos elétricos e eletrónicos. Basta agitá-lo e pulverizá-lo a cerca de 15-30 cm da caixa de fusíveis.

Um fusível queimado indica que algo está errado no seu circuito de energia. Se você tiver problemas para o seu carro funcionar e este for o fusível queimado, consulte o manual do proprietário do veículo antes de trocar a peça.