Como executar um arquivo .jar no Linux?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

basta vc clicar sem cima do arquivo . jar dentro da pasta do sistema. que informa para jvm que classe dentro do jar executar.

WinZip

O WinZip 22 é considerado o software de gerenciamentode arquivos Jar mais indicado para os usuários de Java. Com criptografia segura e uso versátil, é também um dos aplicativos mais populares que o ajudam quando você se pergunta como abrir arquivos . jar.

Ativando a Console Java para Linux ou Solaris

  1. Abra uma janela de Terminal.
  2. Vá para o diretório de instalação do Java. ...
  3. Abra o Painel de Controle do Java. ...
  4. No Painel de Controle do Java, clique na guia Avançado.
  5. Selecione Mostrar console na seção Console Java.
  6. Clique no botão Aplicar.

jar (Executable Jar File), tem o mesmo funcionamento de um arquivo executável .exe, ele esconde a implementação (código) do usuário, e roda o programa sozinho, basta clicar duas vezes sobre o mesmo, que ele dispara o programa. A principal vantagem de arquivo . jar é que ele é portável, como toda a linguagem Java.

Para abrir um programa no terminal, basta digita o nome do programa pelo qual o sistema o reconhece. Mas para lançar desta forma tem que ter se saber como é o nome do aplicativo que o sistema reconhece. Todos os programas instalados no Ubuntu, fazem parte do menu.

Para executar seus programas em java, você pode abrir uma janela do prompt de comando no lugar onde os seus arquivos estão salvos. Para tanto, no windows explorer, abra a pasta onde estão os seus arquivos. Mantendo a tecla SHIFT, abra um submenu do windows clicando com o botão direito do mouse.

Você também pode extrair os arquivos JAR no Linux sem usar o comando JAR. A forma alternativa de extrair esses arquivos é usando o comando “unzip” para extrair o conteúdo do arquivo. Não há grandes diferenças no uso desses dois comandos, exceto que o comando JAR funciona especificamente apenas para os arquivos JAR.

Para transformar um arquivo jar em exe é necessário utilizar alguma aplicação de terceiro. Existem algumas disponíveis, mas a mais simples e mais utilizado, além de ser gratuita é a Launch4j. Com esta aplicação é possível transformar o arquivo jar em um executável de Windows, Linux ou Mac.

A sigla JAR significa Java ARchive e é o formato criado pela Sun Microsystems para distribuir aplicações e bibliotecas na plataforma Java. O formato é muito semelhante a compactação de arquivos de aplicativos do tipo "ZIP". Assim sendo, em um arquivo com a extensão . JAR pode-se incluir classes Java, imagens, etc.

Com o arquivo NomeDaClasse. java criado, abra seu terminal e vá caminhando pelas pastas até chegar ao local deste arquivo (acho que no Ubunto você pode clicar com botão direito em qualquer local da pasta em aberto e colocar abrir no terminal). Então você executa o comando javac NomeDaClasse.

Java é uma linguagem e ao mesmo tempo uma plataforma importante. No Linux, cada distribuição tem seu modo de fornecer o Java, e para dar aos usuários um método que funcione na maioria delas, hoje mostrarei como instalar Java no Linux manualmente (nesse caso o Java da Oracle).

Os arquivos Java são instalados em um diretório chamado jre1. 8.0_73 no diretório atual. Neste exemplo, ele é instalado no diretório /usr/java/jre1.

Rodando o código
O código que roda na JVM é o bytecode java. Este é obtido após compilar o código Java, o bytecode é interpretado pelo JVM. Ou seja, para rodar o código Java, temos que compilá-lo para bytecodes antes, logo, podemos ir até o terminal e rodar o comando javac MeuPrimeiroPrograma. java .

Para tal, basta clicarmos em Iniciar (Start),Executar (Run) ou, como alternativa, podemos usar a combinação teclas Win+R(noutros SO, Win+E) e abre-se a janela Executar (Run). Com a janela Executar aberta, bastará escolher um dos 140 comandos descritos a seguir para correr a aplicação pretendida.

ComandoPalavras-chave
Tomada de decisõesif-else, switch-case
Laços ou repetiçõesfor, while, do-while
Apontamento e tratamento de excessõestry-catch-finally, throw
outrosbreak, continue, label:, return