Como explicar Lucas 24?

Perguntado por: aboaventura . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 3 votos

Lucas indica que era difícil aos 11 apóstolos acreditarem nas mulheres que testificavam que Jesus havia Se levantado do túmulo. Apesar de outras pessoas terem sido revividas temporariamente da morte, mas acabarem morrendo novamente por serem mortais, Jesus Cristo foi a primeira pessoa a ressuscitar.

Além disso, alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; a ele, porém, não o viram. 25. Então ele lhes disse: Ó néscios, e tardos de coração para crerdes tudo o que os profetas disseram!

Essa história também nos pode ajudar bastante hoje, pois nos indica como devemos usar a Bíblia para animar a nossa caminhada. Jesus é o mestre da Bíblia; e aqui Ele ensina como aproveitar a Escritura para iluminar os problemas práticos da nossa caminhada, e nos dar coragem na nossa missão de evangelizadores.

Lucas pretendia que seu evangelho fosse lido principalmente por um público gentio e ele apresentou Jesus Cristo como o Salvador tanto dos judeus como dos gentios.

Os dois discípulos caminhavam de Jerusalém para Emaús com uma tristeza muito grande, porque estavam arrasados com tudo o que havia acontecido.

Se dermos uma olhada à etimologia do seu nome, descobrimos que Cléopas e Alfeu são a transcrição e a pronúncia do mesmo nome hebraico Halphai, ou dois nomes usados pela mesma pessoa. Presume-se por isso que Cléopas-Alfeu seja o pai de Tiago, o Menor, e José, irmãos, isto é, primos do Senhor.

Cléofas ou Cléopas foi uma das figuras do antigo Cristianismo, um dos dois discípulos que Jesus encontrou na estrada para Emaús. Uma representação de Cleofas como um dos discípulos que encontrou Jesus durante a aparição do Caminho para Emaús , por Joseph von Führich , 1837.

(Lc 24:27). entendimento para compreenderem as Escrituras”. Observe a referência específica em Lucas 24:27 a “todas as Escrituras”. Isso foi enfatizado novamente na segunda passagem como a “Lei de Moisés”, os “Profetas” e os “Salmos” (Lc 24:44).

A certeza da Ressurreição de Cristo nos abre a esperança de que a morte não tem a última palavra e que Deus nos prepara um novo céu e uma nova terra, que se iniciam agora e culminam em uma vida em plenitude, onde Deus será tudo em todos.

Este texto de Lucas fala do momento em que algumas mulheres foram ao sepulcro de Jesus. Entre elas estava Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiago. Era domingo, o primeiro dia da semana após o sábado, e ainda madrugada quando elas chegaram procurando por Jesus.

Emaús é o nome de um lugar citado na bíblia, para onde seguiam alguns discípulos no momento em que Jesus se revelou a eles, após a ressurreição. Consta que no mesmo dia iam dois discípulos para uma aldeia, longe de Jerusalém, cujo nome era Emaús.

O Emaús é um coletivo de intelectuais e militantes cristãos formado na década de 1970, com a finalidade de subsidiar movimentos sociais.

Alguns levantam a hipótese de que os discípulos no caminho de Emaús, não o reconheceram porque o Senhor teria fechado os olhos deles para que não o reconhecessem, só permitindo isso na fração do pão.

Provavelmente o evangelho de Lucas foi escrito na mesma época que o livro de Atos dos apóstolos, entre 59 e 63 DC. Há indicações de que Lucas tenha começado a escrever durante o períodoem que Pauloficou preso em Roma, ou ainda um pouco antes durante a prisão de Paulo em Cesáreia.