Como faço para conseguir um advogado de graça?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Você pode solicitar atendimento gratuito indo até a OAB mais próxima para comprovar renda e condição financeira com os seguintes documentos: carteira de trabalho, contracheque, comprovação bancária, comprovante de residência, documento de identificação (CPF e RG).

A Defensoria Pública atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar, o patrimônio e os gastos mensais da pessoa.

O telefone 065 99963-4454 será o único por meio do qual o cidadão, que quer atendimento por meio de whatsapp, poderá entrar em contato com o órgão a partir do dia 12 de setembro.

Basicamente, para conseguir um advogado gratuito pela Defensoria é ganhar mensalmente menos de 3 salários mínimos. Podem ser solicitados documentos como carteira de trabalho, holerite, extratos bancários e contas da casa, tanto da pessoa que procurou a Defensoria, quanto de outras que morarem na mesma residência.

ALÔ, DEFENSORIA 0800 644 85 80
As ligações são gratuitas e devem ser feitas para o número 0800 644 85 80.

De acordo com a nova lei, só teria direito à isenção do pagamento das custas processuais quem recebe salário igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social, ou seja, R$ 2,8 mil. Para quem ganha acima desse valor seria preciso comprovar a insuficiência de recursos.

Nosso canal de advogado online é gratuito e pode sanar dúvidas superficiais, mas não substitui a necessidade de uma consulta mais aprofundada com um profissional. Nosso canal busca explicar o direito ao leitor para que este fique ciente e busque um profissional de sua confiança.

Não são agentes do Governo, mas sim do Estado, sem qualquer filiação partidária. Quais suas funções? Os defensores públicos prestam orientação jurídica e exercem a ampla defesa e o contraditório dos necessitados em processos administrativos e judiciais, perante todos os órgãos e em todas as instâncias.

Como solicitar atendimento na Defensoria? Dirigir-se a sede da Defensoria do seu estado, ou algum dos núcleos da instituição, passar por uma triagem e, de acordo com a situação, será encaminhado ao Defensor.

O assistente virtual "Defi" é um sistema de conversa online (via chat) com respostas automatizadas, constituído por um robô que funciona por inteligência artificial, criado para receber informações básicas dos usuários da Defensoria (como nome, CPF e renda familiar), compreender a demanda e encaminhar à unidade ...

Com a reabertura gradual dos fóruns, após período de trabalho 100% remoto devido à pandemia do novo coronavírus, passa a ser necessário agendamento para atendimento presencial de partes e interessados e a apresentação do respectivo comprovante de agendamento (impresso ou no celular).

O Poupatempo de São Bernardo do Campo oferece o serviço de assistência jurídica gratuita com atendimento de segunda a sexta, das 7h às 19h, e também aos sábados, das 7h às 13h.

A lei atual estabelece que os honorários serão entre 10% e 20% do valor da condenação, do proveito econômico ou da causa.

O Juizado Especial Cível (JEC), antes conhecido como Juizado de Pequenas Causas, recebe ações de menor complexidade, sem necessidade de representação por advogado quando o valor da causa é de até 20 salários mínimos.

Os defensores públicos possuem um prazo para ajuizar as ações a partir do momento em que todos os documentos são entregues. Depois de ajuizada a ação, o trâmite do processo depende do cartório judicial e dos despachos do juiz, mas constitui direito fundamental a solução rápida para o processo.

falar com advogado online
Para acessar, é preciso fazer o download do aplicativo no celular. Feito isso, basta acessar este link e clicar em “iniciar conversa”. Caso esteja usando o navegador, o usuário precisa acessar o WhatsApp Web e ler o código QR com o aplicativo no seu celular.