Como contratar um advogado de graça?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Você pode solicitar atendimento gratuito indo até a OAB mais próxima para comprovar renda e condição financeira com os seguintes documentos: carteira de trabalho, contracheque, comprovação bancária, comprovante de residência, documento de identificação (CPF e RG).

Como solicitar atendimento na Defensoria? Dirigir-se a sede da Defensoria do seu estado, ou algum dos núcleos da instituição, passar por uma triagem e, de acordo com a situação, será encaminhado ao Defensor.

Ter renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos; Ter renda familiar de até 4 salários mínimos; Não ser proprietário(a), titular, herdeiro(a) ou legatário(a) de bens móveis, imóveis, superior a 180 salários mínimos; Não possuir investimentos financeiros em aplicações superiores a 20 salários mínimos.

falar com advogados online
Para acessar, é preciso fazer o download do aplicativo no celular. Feito isso, basta acessar este link e clicar em “iniciar conversa”. Caso esteja usando o navegador, o usuário precisa acessar o WhatsApp Web e ler o código QR com o aplicativo no seu celular.

O agendamento é feito pelo assistente virtual DEFI, disponível das 8h às 18h, em dias úteis. Assista aqui ao vídeo explicativo sobre o agendamento. Se tiver dificuldade com o agendamento online, você também pode agendar ligando gratuitamente para 0800 773 4340. Disponível das 7h às 19h, em dias úteis.

Para garantir o atendimento, o interessado deve ir a uma unidade da Defensoria, pegar uma senha e expor o caso na triagem. Também é necessário levar RG original, documentos que comprovem a renda e comprovante de residência. Dependendo do tipo de ação, serão solicitados outros documentos ao longo do processo.

Em geral, 10% a 20% sobre o valor econômico da questão, mínimo R$ 2.666,74. 93 – CONTRATOS EM GERAL: Minuta de contrato ou de qualquer documento: 2% do seu valor, mínimo R$ 800,03.

Como encontrar um advogado online no Jusbrasil
Acessando o formulário Advogado Online, você pode escolher qual é o assunto jurídico do seu problema, responder a algumas perguntas básicas e enviar a sua mensagem automaticamente para advogados cadastrados na sua região e especialistas nesse tipo de situação.

A Defensoria Pública vai oferecer atendimento presencial a partir desta terça-feira (20) no Poupatempo com orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos em todos os graus, de forma integral e gratuita.

A Defensoria Pública atende pessoas que não tenham condições financeiras para pagar pelos serviços de um advogado. Para isso, é feita uma avaliação para verificar a renda familiar, o patrimônio e os gastos mensais da pessoa.

Documentos para agilizar o atendimento

  1. Número do processo (se houver);
  2. RG ou outro documento de identificação pessoal;
  3. Comprovante de residência (se houver);
  4. Comprovante de renda;
  5. Todos os demais documentos que envolvam o problema levado a conhecimento da Defensoria.

A Defensoria Pública é a instituição do estado incumbida de garantir assistência jurídica gratuita às pessoas que não podem custeá-la. Para isso, é necessário ter renda familiar de no máximo dois ou três salários mínimos e não ter advogado constituído no processo, exceto em casos de urgência.

Para conseguir um advogado gratuito você tem que ir a defensoria pública. As faculdades de direito também tem advogados nos escritórios de prática jurídica e é gratuito.

A Defensoria Pública é um instrumento de efetivação do acesso à justiça e de manutenção de uma ordem jurídica justa sendo que, no processo penal, passa a ocupar um lugar de destaque ao garantir aos seus assistidos e aos acusados em geral um provimento jurisdicional final justo e obtido em equidade de armas com a ...

4) Respondendo, de modo específico, à indagação do leitor, o tratamento que se deve destinar aos advogados e a um Presidente da OAB é Vossa Senhoria e Ilustríssimo.