Como faço para entrar na Fatec?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Como ingressar na Fatec? Para ingressar na Fatec é necessário realizar o vestibular próprio da instituição, que acontece duas vezes ao ano. Suas inscrições são feitas via internet, na página do Vestibular Fatec. Para conferir mais detalhes, acesse o manual do candidato Fatec 2023/2.

Para o candidato que estiver cursando ou concluindo em 2023 o Ensino Médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, ou afins: possuir Histórico Escolar com Certificado de Conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

Análise em Desenvolvimento de Sistemas

Seguindo a tendência da alta demanda por cursos na área da Informática, o curso mais concorrido do vestibular das Fatecs é o de Análise em Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

O curso mais procurado entre todos os oferecidos pela Fatec é a graduação tecnológica em Análise de Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Fatec São Paulo, localizada no bairro do Bom Retiro, com 23,18 candidatos disputando uma vaga no período da manhã e 21,63 estudantes concorrendo a uma vaga para estudar à noite.

Quanto custa para estudar na Fatec
Por ser uma instituição superior pública, um dos seis faculdades estaduais mantidas pelo governo do estado de São Paulo, a Fatec é totalmente gratuita.

As inscrições começam nesta quarta-feira (12) e vão até as 15 horas do dia 2 de junho, pelo site www.vestibularfatec.com.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 91. A prova será aplicada em 25 de junho.

O processo seletivo das Fatecs acontece neste domingo, dia 25. Os portões serão abertos às 12h15 e fechados às 13h, pontualmente.

Os candidatos podem optar em utilizar as notas objetivas do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, para substituir a pontuação da prova objetiva do vestibular das Fatecs. Para isso é necessário informar o número de inscrição do Enem de qualquer uma das edições seguintes: 2020, 2021 ou 2022.

Não existe idade mínima para você começar a fazer um curso de graduação ou pós-graduação na Faculdade de Tecnologia de Barueri (FATEC Barueri)! O pré-requisito mais fundamental é que você tenha concluído o Ensino Médio.

A prova da Fatec é composta por questões objetivas e uma redação. Entretanto, as questões objetivas são dividas em: análise do conhecimento das disciplinas, análise da cognição e raciocínio e análise da capacidade de interligação de conceitos.

Todos os cursos têm duração de seis semestres (3 anos).

11.360 vagas

Ao todo, 51.898 candidatos disputarão as 11.360 vagas, distribuídas entre as 52 unidades que oferecem 61 cursos de graduação tecnológica. A demanda por curso e unidade está disponível no site www.vestibularfatec.com.br.

No total, 1.144 estudantes concorrem a 40 oportunidades, o que resulta em 28 candidatos por vaga (c/v).

45.752 inscritos

A Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) divulgou a lista de cursos mais concorridos do Vestibular Fatec 2023/2. No total, serão 45.752 inscritos concorrendo às 18.895 vagas ofertadas na seleção.

Fatec e Etec, qual a diferença? A ETEC é Escola Técnica, oferece cursos de nível médio - técnico. São cursos com duração de 1 ano e meio. A FATEC é Faculdade, oferece cursos de nível superior, graduação e pós-graduação.

O que é mais cobrado no Vestibular da FATEC? Biologia: Cadeia alimentar, Relações ecológicas entre os seres vivos, Doenças e saúde, Divisão celular, Leis de Mendel, Sistema ABO, 5 Reinos, Transgênicos, Botânica, Lamarckismo e Darwinismo.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão realizar a inscrição até às 15h de 12 de junho de 2023, exclusivamente pelo site da Fatec. Para ter a inscrição homologada, o candidato precisará realizar o pagamento de R$ 91,00, referente à taxa de inscrição, também até às 15h de 12 de junho.

O Vestibular FATEC é uma prova que acontece anualmente. Ela seleciona os alunos para os mais diversos cursos superiores da instituição. São 54 questões de todas as matérias e uma redação argumentativa.

As inscrições começam nesta quarta-feira (12) e vão até as 15 horas do dia 2 de junho, pelo site www.vestibularfatec.com.br.