Como faço para trancar a matrícula na faculdade Unopar?

Perguntado por: ialbuquerque4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O trancamento/ cancelamento da matrícula é feito diretamente com a instituição. Aqui está o contato da UNOPAR: Site: www.unopar.br/ Telefone: (43) 3371-7700. Esperamos que em um futuro próximo você consiga voltar a estudar!

Passo a passo para trancar a faculdade
Para isso, basta procurar a secretaria acadêmica e informar-se sobre os procedimentos burocráticos. Pergunte como funciona, com quem você precisa falar e quais documentos precisa apresentar. Depois disso, é só seguir os passos dados pela secretaria.

Não é necessário pagar para trancar a faculdade. O ato de pegar uma matrícula de um curso superior e trancar é direito de todo estudante. O trancamento pausa o curso de todas as maneiras, seja quando falamos das aulas ou até do pagamento das mensalidades.

No caso, os débitos continuarão a ser cobrados, até que ele regularize a sua situação. Além disso, quando retomar o curso, o aluno ficará sujeito à vaga remanescente, pois a escola não tem obrigação de reservar vaga a aluno desistente.

A ação de trancar a faculdade consiste num recurso disponibilizado pelas instituições em que o estudante que realiza o trancamento fique sem frequentar as aulas do curso e também sem pagar as mensalidades. Ou seja, trancar a faculdade te torna uma pessoa sem obrigações acadêmicas e pessoais com a instituição.

3) Em quanto tempo posso voltar? Você deve voltar em até 2 anos depois do trancamento da matrícula. Pelo fato das faculdades sempre atualizarem a sua grade de matérias, caso fique afastado por muitos anos tudo o que você cursou será perdido.

Em média, as instituições de ensino superior permitem o trancamento por até dois anos. Nesse período, o estudante ainda mantém o vínculo com a instituição. No entanto, no caso de instituições privadas, não precisará pagar a mensalidade ao longo desses meses.

O consumidor não precisa justificar por escrito o cancelamento da inscrição no curso, mas se faz necessário, por segurança, que o aluno comunique, por escrito, dentro do estabelecimento de ensino, ou envio de carta registrada nos Correios, sobre o cancelamento do curso.

No geral, não é possível trancar a matrícula no primeiro semestre, embora exista casos específicos que são avaliados pela coordenadoria da instituição, como afastamento por problemas de saúde.

Quando solicita o cancelamento, a instituição decide aplicar uma multa ou retenção de valores pagos, com base em algum contrato de adesão ou Política de Cancelamento estabelecida unilateralmente.

Trancar a faculdade é um direito de todo estudante
Ou seja, a instituição não pode cobrar que você pague qualquer valor como taxa para fazer o trancamento e nem cobrar as mensalidades que você tenha eventualmente deixado em aberto.

Trancar a matrícula: retenção do seu diploma
De fato, a instituição não pode impedir o estudante de receber esse documento, mesmo que ele esteja devendo. Inclusive, a faculdade é proibida de usar o diploma como condição para fazer o aluno quitar um débito. Nada de trancar a matrícula ou privar documentações.

Uma vez que você trancar a faculdade, é preciso ter atenção ao limite de tempo que a bolsa será mantida durante o trancamento. Deixar passar esse prazo pode até impedir você de pleitear outros descontos na mesma instituição. É muito comum que o pedido de trancamento tenha de ser renovado a cada semestre.

Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

só é permitido trancar uma mesma disciplina uma única vez durante todo o curso. não é permitido trancar uma disciplina na qual o aluno já tenha sido reprovado por infrequencia em um semestre anterior.

Como voltar a estudar depois de muito tempo parado

  1. Deixe pra lá as crenças limitantes. ...
  2. Descubra os seus desafios. ...
  3. Estabeleça metas pessoais. ...
  4. Monte uma rotina de estudos. ...
  5. Respeite os seus limites. ...
  6. Escolha uma instituição de qualidade.

O Projeto de Lei 2471/20 permite o trancamento de matrícula gratuito nas instituições de ensino superior em virtude do estado de calamidade pública decorrente do novo coronavírus.