Como fala abóbora na Bahia?

Perguntado por: lluz . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Muito usada no Halloween, muita gente não sabe, mas também conhecida como "Jerimum", principalmente no Nordeste, a abóbora é uma fruta assim como tomate!

Abóbora. É bem verdade que existem variações, mas sabe aquela usada em festas de Halloween? Pois bem, aqui no Sul é só abóbora, mas no nordeste chamam de jerimum.

Bergamota, tangerina ou mexerica? Os três termos referem-se à mesma fruta. Na região Sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é conhecida como bergamota. Já no Sudeste e Nordeste, é conhecida como mexerica ou tangerina.

852 - Abóbora Coração (Tipo Jacarezinho baiana)
- Excelente variedade para cultivo em regiões de clima quente e seco, com alto potencial produtivo. - Ótima conservação, polpa espessa, muito consistente e sabor diferenciado.

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

Seu nome muda de acordo com a região do Brasil: no sul, ela é chamada de bergamota ou vergamota. No centro-sul, São Paulo e norte do Paraná, é chamado de mexerica ou ponkam, enquanto que no Rio de Janeiro é tangerina – como na Bahia.

Abóbora-gila (cucurbita ficifolia), uma hortaliça pouco convencional cultivada no Rio Grande do Sul.

Possui fruto de formato variável, coloração externa creme alaranjado e interna alaranjado intenso. Peso médio 5,0-8,0 kg. Melhor adaptação em temperaturas quentes e amenas.

Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.

Polenta ou angú
Polenta e angú são confundidos, porém há diferenças nos ingredientes. Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú. A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal.

Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é comum utilizar o termo “poncã” para qualquer variedade de tangerina, enquanto em outras partes do País essa palavra indica uma variedade específica da fruta.

Cachorro Quente em São Paulo
Aqui em São Paulo, o Dogão, como é chamado por muitos, possui além da salsicha, maionese, purê e batata palha, podendo ser adicionado milho, vinagrete, ervilha, e podendo ser prensado ou não.

Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. Muitos Curitibanos já pediram “Vina” em outras cidades/estados e não foram compreendidos.

São tantas expressões diferentes que alguns objetos, por exemplo, têm um nome diferente em cada lugar: em São Paulo, é lombada; em Londrina, é quebra-molas. Salsicha no Paraná, por exemplo, é popularmente chamada de vina.

Abóbora ou jerimum, fruto da aboboreira, é uma designação popular atribuída a diversas espécies de plantas da família Cucurbitaceae (ordem Cucurbitales), nomeadamente às classificadas nos géneros: Abobra - uma única espécie, nativa da América do Sul.

Nome popular: Abóbora, moranga, abóbora-listada, jerimum, jerimum-caboclo. Nome científico: Cucurbita pepo L. Originária de: Continente americano.

Abóbora, moranga ou jerimum
É amplamente cultivada no Brasil em plantações abertas, com inúmeras variedades, sendo as formas silvestres ancestrais encontradas no norte da Argentina, Bolívia e Uruguai (Flora do Brasil 2020; Klein et al. 2020).

Na Bahia, macaxeira é o mesmo que aipim. cozida como o aipim.

Considerada uma das comidas típicas da região norte, a maniçoba ocupa um lugar de destaque na mesa de vários paraenses.

No Sudeste é conhecida como "Tangerina". No Sul, a galera come "Bergamota". Já no Nordeste, é chamada de "Mimosa" e "Laranja-Cravo".