Como fazer 5 1?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A escala de trabalho 5×1, tem como característica principal que o trabalhador esteja desempenhando suas funções durante cinco dias consecutivos e, em seguida, tenha um dia de folga, seja esse no domingo ou não, sem a necessidade de folga em feriados. A jornada diária tem uma duração de 7:20h nesse tipo de escala.

A escala 5×1, como o próprio nome indica, é entendida como aquela em que o funcionário trabalha 5 dias consecutivos e recebe o direito de 1 dia de folga. A jornada de trabalho diária para que sejam trabalhadas 44 horas é de 7h20 por dia. No caso de folgas duplas, a duração da jornada é de 7 horas e 33 minutos.

Na escala de trabalho 5×1 a folga ao domingo deve ser dada pelo menos uma vez a cada sete semanas no caso dos homens. As mulheres devem folgar aos domingos quinzenalmente, tendo em vista a dupla jornada, segundo artigo 386 da CLT.

A escala de trabalho 5X1 significa que a cada 5 dias que o empregado trabalha o ele terá 1 de folga. É importante ressaltar que com esse tipo de escala, o funcionário passa a ter um domingo de folga por mês. Já na jornada de trabalho 6X1, o funcionário trabalha 6 dias e tem 1 dia de folga.

Na escala de revezamento 5×1, a cada 5 dias trabalhos tem uma folga. Dessa forma trabalha-se 6 dias na semana, portanto a jornada de trabalho não deve ultrapassar 7 horas e 20 minutos. Na escala 5×1 folga-se um domingo a cada sete semanas, conforme determina a lei.

Veja o que prevê o Art. 71 da CLT: Art. 71 – Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para descanso ou alimentação, ou qual será, no mínimo, 1 (uma) hora e salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não pode exceder 2 (duas) horas.

A Consolidação das Leis do Trabalho, mais conhecida como CLT, determina em seu artigo 58 que a duração normal da jornada de trabalho para funcionários da rede privada não deve exceder 8 horas diárias. A Constituição Federal ainda complementa e determina que a soma das horas de cada semana não pode ultrapassar 44 horas.

Escala de 5X2
No caso da escala 5X2, a cada 5 dias trabalhados são necessários dois dias de folga, sejam eles consecutivos ou intermitentes. Isso equivale a dizer que a jornada de 44 horas semanais passa a ser dividida em cinco dias da semana, sendo trabalhados 8 horas e 48 minutos diários.

9x5 = 45 horas trabalhadas. O máximo que a CLT permite são 44 horas semanais. Assim deve-se fazer um ajuste na semana, a grande maioria das empresas que se utilizam do horário das 8 as 18, na sexta-feira faz-se das 8 as 17.

É preciso ter atenção no sentido de que a jornada somente pode ter 12 horas num dia caso ela seja sucedida de descanso de 36 horas. Para isso, será igualmente requisitada a autorização do sindicato da categoria dos trabalhadores, o acordo entre trabalhador e empregador e a previsão em contrato de trabalho.

1º A duração normal do trabalho dos empregadas em serviço de panificação será de oito horas diarias, ou quarenta e oito horas semanais. Art. 2º A cada periodo de seis dias de trabalho corresponderá um dia de descanso obrigatorio.

Portanto, caso o cargo seja remunerado com base no salário mínimo, o trabalhador recebe remuneração proporcional ao salário-hora do piso nacional. Neste caso, quem trabalha 5 horas por dia recebe pelo menos R$ 30 por dia e R$ 150 por semana.

Em outras palavras, é aquele em que funcionário trabalha por 5 dias semanais consecutivos e tem 2 dias de folga nos fins de semana. Já com o revezamento, o funcionário não precisa necessariamente cumprir seu horário durante os dias da semana e folgar aos fins de semana.

Quem trabalha na escala 24×48 irá trabalhar 11 dias no decorrer do mês. Isso se usarmos como exemplo um mês com 31 dias, sendo que o trabalhador começa no dia 1 sua jornada de 24 horas. Se usarmos como exemplo um mês com 30 dias, o mesmo funcionário irá trabalhar 10 dias no mês para cumprir a jornada completa de 24×48.

No regime de escala 6x2 há a compensação pelos domingos e feriados trabalhados, assim, não há que se falar em remuneração em dobro dos mesmos.

Na prática, as 44 horas semanais costumam ser cumpridas em uma escala 6×1, na qual o funcionário trabalha 8 horas por dia de segunda à sexta, e 4 horas no sábado. Mas, em alguns casos, também é possível observar o cumprimento dessa jornada em uma escala 5×2.

A escala de trabalho 6x2 é um modelo de trabalho em que o colaborador trabalha seis dias da semana por um período de até oito horas e folga em dois. Nesta escala, cada dia de trabalho pode ter no máximo sete horas e 20 minutos, totalizando 44 horas semanais.