Como fazer a cor lilás em esmalte?

Perguntado por: ocaetano4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

A tonalidade de lilás dependerá da quantidade de tintas coloridas que você vai misturar a tinta branca. Se você precisa saber como fazer a cor lilás claro, misture uma quantidade igual e pequena das cores azul e vermelha na tinta branca.

Misture as cores primárias vermelho e azul para conseguir um tom roxo; Adicione um pouco de outra cor, dependo do seu desejo por um tom mais claro ou mais escuro, como o branco, o rosa, o magenta, o azul marinho ou o preto, até conseguir a tonalidade almejada; Certifique-se de misturar bem para obter uma cor uniforme.

Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás.

O lavanda, também popularmente conhecido como o lilás, faz parte das tonalidades mais claras de roxo, e é o resultado de uma mistura de azul roxo e branco. “Ela recebe esse nome em homenagem à planta lavanda, que é muito utilizada para fazer fragrâncias, ornamentações e em usos medicinais.” – Bruna Tosi (Viva Decora).

Lilás + amarelo
Como falamos antes, o amarelo clarinho (butter yellow) que lembra a cor da manteiga está super em alta. Por isso, nada melhor do que uma combinação entre as duas cores tendência, não é mesmo? Com essa harmonia conseguimos um look na pegada dos tons pastel e que traz leveza e todo um toque primaveril.

O lilás pode fazer parte da combinação em que o protagonista é o azul – sendo combinado também com tons esverdeados. O lilás também pode fazer uma combinação análoga com os tons de magenta e ser combinado com o vermelho.

As cores que combinam com roxo são: laranja, cinza, branco, azul, amarelo e o lilás. Uma dica para facilitar a combinação entre as cores é optar por tons neutros para equilibrar o visual. Se você deseja utilizar a cor roxa na decoração, procure elementos para contrastar e suavizar dentro do ambiente.

Deste modo, já é possível saber que a cor violeta, também conhecida como lilás, será o tom de 2023.

Amarelo + vermelho = laranja. Vermelho + azul = roxo ou violeta. Azul + amarelo = verde.

Ao misturar rosa com roxo vamos ter a cor cinza.
Assim sendo, por meio da mistura das cores pode - se formar várias outras cores.

Um tom de roxo muito delicado é o lilás, que recebe um acréscimo de branco na sua composição.

O tom lilás e suas variações – roxo, violeta e lavanda – são resultados da mistura de tons de vermelho e azul, sendo que o roxo mais forte e fechado significa nobreza e respeito; e tons mais claros como lilás e lavanda, significam espiritualidade, intuição e passam uma sensação de relaxamento.

Lavanda Digital

O ano de 2023 já tem uma cor para chamar de sua: é a Lavanda Digital.

Diferenças entre lavanda e a cor lilás
Por mais que sejam confundidos, lavanda e a cor lilás são tonalidades diferentes de roxo. O primeiro tende a ser mais pálido e é mais próximo do azul e até do cinza. Já o segundo possui pigmentação mais alegre e subtom puxado para o rosa.

A cor de lavanda – você já deve conhecê-la como lilás – pertence aos tons de roxo. Ela recebe esse nome em homenagem à planta lavanda, que é muito utilizada para fazer fragrâncias, ornamentações e em usos medicinais. A tonalidade suave é o resultado da mistura entre os tons de azul, roxo e branco.

Ao contrário do que se pensa, as cores lavanda e lilás são fáceis de combinar e ganham mais vida com cores como azul, caramelo, nude, off white e até cinza.

A mistura do verde com lilás resulta em uma cor denominada de jade-violeta. A cor verde é uma cor secundária, ou seja, resulta da mistura entre duas cores primárias (o azul e o amarelo). E a cor lilás é uma também é uma cor secundária, que resulta da mistura das cores primárias: vermelho e azul.

As cores subtrativas surgem a partir das seguintes misturas: Vermelho + verde = Amarelo.

Portanto, pode-se concluir que amarelo (cor primária) com roxo (cor secundária) resulta em amarelo arroxeado (cor terciária).

O lilás é suave e sereno, então sempre vai cair bem com outros tons claros. Nessa cartela, a sugestão é o branco, cinza, menta e qualquer outra cor que transmita também a suavidade de uma cor leve.