Qual o objetivo da campanha março lilás?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

O objetivo da campanha é incutir nas mulheres a prevenção desta doença, incentivando a realização do exame papanicolau regularmente (no mínimo a cada três anos) para aquelas em idade fértil e a partir de 25 anos. E é gratuito em qualquer Unidade Básica de Saúde.

Junto com a vacinação contra o HPV, o rastreamento e o tratamento de lesões de forma precoce podem prevenir novos casos e mortes. Se detectado precocemente, o câncer do colo do útero pode ser tratado e curado. Sem tratamento, este tipo de câncer é quase sempre fatal.

Nesse mês de março, o calendário traz três cores distintas. Cada uma delas têm um significado, mas todas buscam alertar para os cuidados e para a prevenção de doenças com alta incidência entre os brasileiros. As três cores destacadas no mês de março são o Amarelo, o Azul-Marinho e o Lilás.

“O Agosto Lilás nasceu com o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, incentivando as denúncias de agressão, tentando levar informação e conscientizar a população”, afirmou Dickson.

A história por trás do Março Lilás
A data foi oficializada pela ONU em 1975, mas sua origem se dá noé do início do século 20, quando protestos ocorreram nos Estados Unidos e Europa com pautas como igualdade de direitos e melhores condições de trabalho para as mulheres.

O lilás simboliza respeito e, por esse motivo, esse tom foi escolhido para colorir o mês da campanha de conscientização pelo fim da violência doméstica. A campanha faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 (de 7 de agosto de 2006), que em 2022 completou 16 anos.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os ...

A prevenção de doenças, com cuidados diários, é o que nos permite ter e manter nossa qualidade de vida. Entre as atividades capazes de afastar problemas de saúde estão a prática regular de exercícios físicos, a alimentação balanceada e as visitas periódicas ao médico.

O Março Azul traz o debate sobre a prevenção ao câncer colorretal. Abril Verde significa a conscientização sobre a importância da segurança no trabalho.

O nome "março" surgiu na Roma Antiga, quando era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, de Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.

Março é conhecido como o mês das mulheres. Neste mesmo mês, uma campanha muito importante de conscientização e prevenção sobre a saúde das mulheres é lembrada: o Março Lilás, voltado à prevenção do câncer de colo de útero, conhecido também como câncer cervical.

De acordo com a feminista Sylvia Pankrust, o lilás foi adotado pelas sufragistas inglesas, em 1908, na mobilização pelo direito ao voto. Elas escolheram o lilás que se inspirava na cor da nobreza inglesa, o branco que simbolizava a pureza da luta feminina e o verde a esperança da vitória.

Ao misturar as cores primárias azul e vermelho temos como resultado a tonalidade lilás. Culturalmente associada à magia, espiritualidade ou intuição, a coloração também representa a luta das mulheres por direitos iguais.

Sobre a escolha da cor lilás, acredita-se que a origem está relacionada ao movimento que ocorreu na Inglaterra, em 1908, em que as mulheres lutaram pelo direito ao voto. Nesse episódio, que ficou conhecido como Movimento Sufragista, as mulheres elegeram as cores lilás, branco e verde como símbolos da campanha.

O significado da cor lilás é a purificação mental e física, além disso, a tonalidade também simboliza respeito, dignidade, sinceridade e espiritualidade.

“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.

Um dos motes do “Agosto Lilás” é a divulgação da lei que foi elaborada justamente para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. O Agosto Lilás tem ações que vão da conscientização à denúncia.