Como fazer a leitura do pluviômetro?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2). Por exemplo, se sua casa tem um telhado com 10 metros quadrados e após uma hora de chuva o pluviômetro marcar 20 mm, quer dizer que cerca de 200 litros foram despejados sobre sua casa na última hora.

Isso corresponde a 80 litros de água por metro quadrado.

O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Ou seja, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm. Pra você entender melhor pense que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se no jornal falar que choveu 50mm de chuva, você sabe que isso representa 50L de água por M².

Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, 1 litro por metro quadrado = 1 milímetro.

O que são Pluviômetros? O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2).

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h. Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h. Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h. Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h.

Segundo alguns internautas, o número indicaria o percentual do território que deverá receber a chuva, o que é incorreto. A Climatempo esclarece que o número revela as chances de chover no local em questão.

A quantidade de chuva é medida com relação ao metro quadrado. Assim, possivelmente teremos 200 mm de altura de água em um quadrado de um metro quadrado. Quanto isso significa em litros? Convertendo-se a altura para metros tem-se que 200 mm = 0,2 metros.

centímetro: 100 centímetros corresponde a 1 metro. milímetro: 1000 milímetros corresponde a 1 metro.

Trata-se do registro de 1285 mm em 24 horas na Ilha Reunião, no Oceano Índico, entre os dias 7 e 8 de janeiro de 1966. O evento recorde em Reunião ocorreu com a passagem do ciclone tropical Denise no Sul do Oceano Índico.

Os volumes de 600 mm podem ser comparados às grandes chuvas de monções, que costumam provocar as grandes inundações do sudeste asiático, no período em que elas ocorrem entre abril e outubro.

A terminologia mais utilizada é “há uma chance de 80% de chuva”, que razoavelmente leva as pessoas a pensar que há uma chance de 80% que vai chover sobre elas. E quando isso não acontece, elas acham que os meteorologistas locais estão delirando.

Chuva forte
Precipitação cuja intensidade está compreendida entre 25,1 e 50 mm/h.

De 10 a 19mm/h - chuva moderada. De 20mm a 60mm/h - chuva forte.

Essa medida pode ser observada pela altura da lâmina de água na escala milimétrica. Se, por exemplo, após uma forte chuva o pluviômetro indica um valor de 40 mm, isso significa que essa seria a altura da lâmina da água em um chão liso e homogêneo com superfície de 1 m².

- Chuva leve: menos de 2,5mm; - Chuva moderada: entre 2,5mm e 7,6mm ; - Chuva forte: entre 7,6mm e 50mm; - Chuva violenta: mais de 50mm.

O pluviômetro registra as alturas pluviométricas de lâminas d'água acumuladas em milímetros e o pluviógrafo, além da altura pluviométrica, permite a identificação da intensidade e duração de chuvas (GARCEZ, 1976; BORGES et. al. 2012).

Pluviógrafo – Registra a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm). Pluviômetro – Mede a quantidade de precipitação pluvial (chuva), em milímetros (mm).

A quantidade de precipitação encontrada no recipiente é medida em intervalos regulares e através de uma convenção, é estimado que 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água jogado em 1 m2. Sendo assim, quando o pluviômetro registra 5 mm em uma hora, a chuva é considerada fraca.

Uma gota de chuva tem diâmetro médio de 2,5m m .