Como fazer gelo seco para colocar em bebidas?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Para fazer gelo seco caseiro, você precisará de um recipiente hermético (como um frasco de vidro ou um saco plástico), bicarbonato de sódio e ácido cítrico. Misture duas partes de bicarbonato de sódio com uma parte de ácido cítrico em um recipiente hermético. Agite o recipiente para misturar os ingredientes.

R$15,00

NOVO PREÇO! Gelo Seco por apenas R$15,00/kg. Você pode utilizar o gelo seco para diversas aplicações.

A não ser que você não tenha paciência para seguir todos os passos: adicionar 440 gramas de bicarbonato de sódio, meio litro de vinagre, deixar descansando por uma hora, adicionar 100 ml de água e cozinhar lentamente até que se torna uma mistura uniforme.

Para utilizar o gelo seco em caixa de isopor na preservação de alimentos perecíveis de maneira correta, é imprescindível considerar a perda de dois a cinco quilos de gelo seco a cada 24 horas, não devendo haver espaço livre na caixa, para não acelerar a sublimação do gelo.

metro de consumo ( kg de GS / kg de produto ) para 12 horas de uso.

Principais formatos do gelo para usar em Cocktails

  • Em cubos – O clássico para drinks.
  • Triturado – Ideal para deixar as bebidas refrescantes.
  • Esfera – Deixa o drink gelado por mais tempo sem deixar aguado.
  • Drinks perfeitos com Gin.

O gelo seco é feito a partir do dióxido de carbono líquido, que é pressurizado e resfriado para se transformar em um gás. Esse gás é então expandido rapidamente através de um orifício para criar as microbolhas de gelo seco.

Como age de forma muito rápida o gelo seco é ideal para gelar bebidas. Bastam 20 minutos e 1,5 kg de gelo seco para gelar 30 latas de cerveja. Misturado ao gelo d'água aumenta o rendimento e a duração do gelo comum, mantendo a temperatura baixíssima.

O mais comum é o gelo seco, que nada mais é que gás carbônico congelado a 72 graus Celsius negativos. Quando liberado, forma gotículas que parecem fumaça. Não faz mal para o organismo, mas pode provocar um miniefeito estufa em lugar fechado.

A combinação do gelo seco com água é comum na hora de se fazer fumaça artificial. O gelo seco reage quando entra em contato com a água, criando ondas de fumaça.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

Vinagre e bicarbonato de sódio são grandes aliados no preparo de alimentos, mas também são supereficientes quando o assunto é deixar a casa limpa. Eles neutralizam odores, tiram manchas, limpam rejuntes, removem gordura e muito mais.

A mistura do vinagre com o bicarbonato de sódio gera um produto chamado ácido carbônico. Este ácido imediatamente se decompõe em dióxido de carbono. Quando se adiciona vinagre ao bicarbonato, é o gás carbônico que origina as bolhas.

É possível obter gelo seco usando um extintor de gás carbônico. O extintor de gás carbônico é facilmente reconhecível, tem uma corneta enorme no bico e não tem um manômetro ou relógio de pressão. Além do extintor, você vai precisar de uma fronha para coletar o gelo. Dentro do extintor, o CO2 está em estado líquido.

O gelo seco sublima e não derrete, o que significa que ele solta dióxido de carbono; logo que ele se transforma em gás, é preciso que exista espaço para o carbono sair. Em recipientes hermeticamente selados, o gás pode expandir demais, causando uma explosão. Não o coloque no congelador.

Para cada saco de 1kg de gelo, adicione 500g de sal refinado e mais 500mL de álcool. Misture bem e coloque suas cervejas por três minutos nesse ambiente. Elas ficarão geladinhas e prontas para saborear.

Modo de preparo
Coloque pedras de gelo até quase encher o copo (aproximadamente 12 pedras pequenas de gelo) e encha o copo com a cachaça. Mexa bem com uma colher ou coloque em uma coqueteleira e sirva-se!

O dióxido de carbono sólido “CO2 (s)” é conhecido como gelo seco e é muito usado como efeito especial ou recurso cênico em filmes de terror e shows de rock. Ele é resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC, e ao entrar em contato com a pressão atmosférica é aquecido e torna-se um gás de dióxido de carbono.