Quanto tempo demora para derreter o gelo seco?

Perguntado por: imata . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

O gelo seco sublima e não derrete, o que significa que ele solta dióxido de carbono; logo que ele se transforma em gás, é preciso que exista espaço para o carbono sair.

Um cooler ou balde de gelo de náilon ou isopor deixarão o gelo fresco por ao menos um dia. Um recipiente plástico poderá mantê-lo em boas condições durante a noite.

Esse processo é conhecido por Sublimação e consiste na passagem de um sólido ao estado de vapor sem antes passar pelo estado líquido, ou seja, à medida que o gelo-seco é aquecido, ele se transforma diretamente em dióxido de carbono gasoso e não em líquido.

Para utilizar o gelo seco em caixa de isopor na preservação de alimentos perecíveis de maneira correta, é imprescindível considerar a perda de dois a cinco quilos de gelo seco a cada 24 horas, não devendo haver espaço livre na caixa, para não acelerar a sublimação do gelo.

- Tempo de duração máxima: 8 horas armazenado dentro de isopor. Lembrando que ocorrerá perda substancial do volume. - Volume: 1kg de gelo seco é aproximadamente 1kg de sal.

Jogar sal no gelo faz com que ele derreta, porque a temperatura de fusão (passagem da água do estado sólido para o líquido) diminui. A temperatura de fusão da água é de 0°C, mas, quando se joga sal no gelo, a fusão ocorre a uma temperatura inferior a essa.

O ar quente é excelente para derreter o gelo com eficiência. Ao optar por essa solução, tenha em mente que é preciso tomar cuidado com o fio e com o próprio secador para que a água não atinja o aparelho e cause um curto.

Degelo seco
Pressione o botão “degelo”, localizado no controle de temperatura e mantenha a porta da geladeira fechada. Durante o degelo, toda água do congelador escoa para uma bandeja atrás da geladeira. Neste momento você pode ouvir um barulho de água escorrendo, o que é normal.

6 hs

Em média o gelo dura de 4-6 hs. A mistura de água, sal e álcool, faz sim com que o gelo demore mais para derreter.

Para manter por mais tempo o congelamento, deve-se tentar minimizar as trocas térmicas usando isolantes fechados, ao abrigo da luz (que carrega energia da irradiação solar e de outros corpos quentes), e, em último caso, reduzindo a pressão no recipiente que contém o gelo (quando isso é possível).

Ao adicionar sal ao gelo, seu ponto de solidificação diminui porque ocorre uma forte interação entre as moléculas destas duas substâncias, dificultado a organização dos cristais de gelo. Na Química este processo é fonte de estudo da Criometria. Ao adicionar sal ao gelo, a bebida congela mais rápido.

À pressão atmosférica o gelo seco sublima para dióxido de carbono gás, asfixiante em altas concentrações, em elevadas concentrações, o CO2 pode causar uma rápida insuficiência respiratória, mesmo em níveis normais de concentração de Oxigênio, manter as embalagens fechadas e protegidas da umidade.

Além de ser muito utilizado em bebidas geladas, o gelo seco para drinks também é útil para bebidas quentes como chocolate, café ou chá. Por meio do uso do gelo seco, a bebida poderá ser ingerida mais rápido, quando comparada ao tempo em que levaria para esfriar naturalmente.

Pode comer gelo seco? Nem pensar! Mas de jeito nenhum mesmo! Por ser tão frio, ele queimará o seu esôfago, além de congelar o seu estômago ou perfurá-lo.

A vantagem do gelo-seco em relação ao “molhado” é que ele se mantém a uma temperatura média de -80 ºC. Ou seja, ele é muito mais “gelado” do que o gelo “molhado”. O gelo-seco tem esse nome porque, quando aquecido, ele passa direto do estado sólido para o gasoso, sem virar líquido.