Como fazer muda de boldo com galho?

Perguntado por: etaveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

No caso de fazer mudas a partir da planta mãe basta cortar um galho da parte mediana da planta, sem flor, retirar as folhas abaixo do ramo, mais ou menos 3 dedos, tomando cuidado para não machucar as gemas do galho, e cortar as folhas restantes ao meio.

O plantio deve ser realizado no período chuvoso. Não tolera solos encharcados; preferindo regiões de solos ácidos. Recomenda-se uma adubação com esterco de gado bem curtido, esterco de galinha ou composto orgânico, quando necessário. Colhidas apenas folhas adultas, antes da floração.

Trata-se de um arbusto com caule macio e folhas verdes aveludadas, que apresenta fácil manejo e pode ser cultivado em vasos, jardineiras ou canteiros. O primeiro passo é escolher a variedade de boldo.

O Boldo do Chile (Peumus boldus) é o verdadeiro boldo, muito indicado para se ter em casa nessa época de festas, pois muitos ainda acabam exagerando na ingestão de bebidas alcoólicas e alimentos, congestionando o fígado. O boldo é originário da região dos Andes do sul, principalmente nos Andes chilenos.

A estaquia é uma forma de tirar muda de planta adulta a partir do corte de um ramo. Para isso, o ideal é selecionar os ramos mais jovens, como um que tenha dois ou três pares de folhas e fazer um corte na base do talo. Para a divisão de touceiras, retire um pedaço da sua planta com a raiz.

Veja que legal o boldo florido, você pode fazer o seu florir também , basta usar npk 10 10 10 ao invés de adubo orgânico, MAS LEMBRE DEPOIS DE USAR ESSE ADUBO NÃO CONSUMA O BOLDO OK ! Para o consumo do boldo use adubo de esterco bovino ou húmus de minhoca e etc .

O boldo é uma planta muito utilizada na medicina popular brasileira para o tratamento de problemas digestivos e hepáticos, e o chá de boldo é inclusive um aliado dos atletas porque é bom para combater má digestão e gases em excesso, que podem atrapalhar o desempenho.

As espécies variam entre boldo-brasileiro, boldo-gambá, falso-boldo e boldo-do-chile. O boldo-brasileiro se distingue do boldo-gambá pelo tamanho das folhas, mas ambos auxiliam nos problemas de gastrite e úlcera. O falso-boldo, originário da África, pode medir até 4 metros de altura e atua no sistema digestivo.

Floresce no verão. Somente as folhas são utilizadas para chás e podem ser colhidas em qualquer época do ano mas, preferencialmente, antes da floração. A planta é bastante rustica e propaga-se facilmente por estacas de ramos.

O Boldo Brasileiro é uma planta herbácea ou subarbustiva, perene e aromática. Ereta, quando jovem e decumbente após 1-2 anos. Pouco ramificada, de até 1,5 m de altura. Folhas opostas, simples, ovaladas de bordos denteadas, pilosas, medindo 5 a 8 cm de comprimento.

O boldo-do-chile tem ação colerética (estimula a produção da bile), colagoga (estimula a secreção da bile para o duodeno) e diurética, além do efeito hepatoprotetor, anti-inflamatório e antioxidante. No entanto, a mesma substância que tem ação favorável pode causar riscos à saúde.

Ele é uma planta aromática e tem um cheiro similar à hortelã. Então, o perfume do boldo traz equilíbrio para momentos com energias pesadas, nos auxiliando a atrair pensamentos positivos em períodos de angústia.

Conheça 5 plantas que não precisam de sol!

  • Aglaonema. A aglaonema é um ótimo exemplo entre as plantas que não precisam de sol. ...
  • Jiboia. Outra espécie muito popular e que não necessita de luz solar é a planta jiboia. ...
  • Antúrio. ...
  • Zamioculca. ...
  • Areca-bambu.

Em algumas regiões, é chamado de tapete-de-oxalá ou falso boldo. A planta forma sempre uma moita. As folhas são miúdas, carnudas e têm um cheiro bem forte. Muita gente usa tanto o chá de boldo que costuma ter uma muda plantada no quintal de casa ou em um vasinho.

O boldo chileno cresce somente na região do Chile. Seu aroma é mais agradável que o boldo de jardim. Seu chá pode ser feito como decoto ou tisana, o sabor não é tão amargo.

O falso-boldo é uma planta arbustiva perene, muito aromática e semi-suculenta. Possui caules e folhas felpudas e as flores crescem em inflorescências e são de um forte azul-arroxeado. A infusão das folhas e flores desta planta são usadas no tratamento de distúrbios do fígado e da azia.